Abandonado e em estado de degradação havia mais de uma década, o chafariz instalado às margens da Avenida Nove de Julho, na Bela Vista, foi reinaugurado duas semanas atrás, após uma reforma de 450 000 reais, iniciada em fevereiro. Agora, o lugar conta novamente com água limpa e iluminação noturna.
Junto às escadarias vizinhas, ao túnel contíguo e ao mirante localizado pouco acima, a estrutura integra o chamado Complexo Nove de Julho, hoje sob administração do empresário Facundo Guerra, do Grupo Vegas. O mirante já passara por uma revitalização, em 2015, época em que ganhou centro cultural, bar e café.
A ideia de ocupar aquele pedaço remonta ao ano de 1891, quando o engenheiro Joaquim Eugênio de Lima reservou uma área no meio da Avenida Paulista para a construção de um espaço de lazer. Inaugurado em 1916, o Belvedere Trianon recebia integrantes da elite paulistana, sobretudo as famílias dos poderosos barões do café que tinham casarões na região, para passeios.
Na década de 50, a praça cederia lugar à construção do Masp. Já o túnel surgiu em 1938, projetado pelo engenheiro italiano Domingos Marchetti para integrar o Plano de Avenidas do prefeito Prestes Maia. Sua principal função é ligar o centro à Zona Sul. Em 2001, foi rebatizado pela prefeitura de forma a homenagear o médico Daher Elias Cutait, mentor do vizinho Hospital Sírio-Libanês.