Um dos mais tradicionais colégios paulistanos acaba de finalizar a construção de sua nova sede em um terreno com longa história na cidade. De orientação judaica, o Renascença está deixando Higienópolis para se instalar no mesmo local onde durante anos funcionou o estacionamento do parque de diversões Playcenter, próximo à Marginal Tietê, na Barra Funda.
A mudança ocorreu para que a instituição ganhasse mais espaço. O conjunto de sete blocos espalhados por 18 000 metros quadrados abrigará quadras, ginásio poliesportivo, teatro de 400 lugares, sinagoga, refeitório com alimentação kosher, área
verde de 4 000 metros quadrados e outros ambientes para atender até 1 200 alunos.
O projeto é inspirado no de escolas de Israel, Inglaterra, Espanha, Itália e Finlândia. O renascença completou recentemente 95 anos de existência em São Paulo. No começo, recebia exclusivamente os filhos de imigrantes, em sua sede original, no Bom Retiro.
Ainda hoje, seu currículo mantém conteúdos relacionados à cultura, história e religião judaicas. Os matriculados frequentam aulas da língua hebraica e praticam atividades como dança israeli. Pelos bancos do colégio passaram nomes como a executiva Claudia Sender, vice-presidente sênior de clientes da Latam, e o jornalista Caio Blinder, integrante do Manhattan Connection, da GloboNews.