Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Carlos Alberto Silva colocou Guarani entre os grandes do futebol

Técnico de 77 anos morreu na manhã desta sexta-feira (20) em Belo Horizonte

Por Ana Luiza Cardoso
20 jan 2017, 15h38 • Atualizado em 20 jan 2017, 15h43
Carlos Alberto Silva morreu na manhã desta sexta-feira (20) (Alexandre Battibugli/)
Continua após publicidade
  • Morto na manhã desta sexta (20), aos 77 anos, o técnico Carlos Alberto Silva foi o responsável por montar um dos times mais lendários do futebol brasileiro, façanha que o levou aos holofotes do esporte nacional.

    Em 1978, ele comandou o até então humilde Guarani, de Campinas, ao título do Campeonato Brasileiro. Exceto pelo Santos, foi a primeira (e até hoje única) vez que um time de fora de uma capital conquistou o feito no país.

    A decisão ocorreu no dia 13 de agosto daquele ano, contra o Palmeiras, no Brinco de Ouro da Princesa, estádio do “Bugre campineiro”. O gol da vitória apertada por 1 a 0 foi marcado aos 35 minutos do primeiro tempo pelo então jovem atacante Careca, o mesmo que seria titular da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986.

    O time titular do Guarani formou na final com Neneca; Mauro Cabeção, Gomes, Édson e Miranda; Zé Carlos, Manguinha e Renato; Capitão, Careca e Bozó. No dia seguinte ao título, Carlos Alberto Silva completou 39 anos de idade.

    Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo após a partida, o jovem técnico declarou: “Foi uma vitória importante para o futebol no interior, sem querer desmerecer ninguém. Sem menosprezo ao Palmeiras, eu diria que a vitória foi muito justa. O Guarani sempre procurou jogar ofensivamente, com um futebol alegre. Acho que demos nossa colaboração para o futebol brasileiro”.

    Continua após a publicidade

    Durante sua campanha, o Guarani conquistou 54 pontos em 32 partidas, com vinte vitórias, oito empates e quatro derrotas (naquela época, vitória valia dois pontos e o campeonato não era disputado por pontos corridos). A equipe ainda marcou 57 gols e sofreu 22.

    Nesta manhã, o Guarani agradeceu o treinador em sua conta oficial no Twitter. “Obrigado por tudo, mestre!”. No site, mais uma homenagem. “O Guarani está de luto e se solidariza com todos os amigos e familiares do eterno comandante, Carlos Alberto Silva. Campeões nunca morrem. Descanse em paz, mestre!”

    Continua após a publicidade

    Durante sua carreira, Silva também foi campeão paulista pelo São Paulo, mineiro pelo Atlético Mineiro e pernambucano pelo Santa Cruz. Fora do país, venceu campeonatos nacionais pelo Porto, de Portugal, e pelo Yomiuri Kawasaki, do Japão. Foi ainda medalhista de prata na Olimpíada de Seul, em 1988.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês