Em uma manhã do Carnaval de 1947, sentados na porta do antigo Cine Rex, na esquina da Rua Rui Barbosa com a Conselheiro Carrão, na Bela Vista, um grupo decidiu criar um bloco de rua no Bixiga. Assim nasceu o Bloco Esfarrapado, o mais antigo em atividade da cidade de São Paulo.
“O Seu Armandinho Puglisi que deu a ideia de criarmos um bloco de rua. A gente saiu no primeiro ano com uma ajuda do pessoal, para comprarmos doces para a molecada, e a mocidade levou latas para a gente bater”, recorda Milton Credidio, o Tinin, um dos fundadores do Bloco Esfarrapado. Naquele ano, o grupo saiu pelas ruas do Bixiga, alguns vestidos com roupas femininas, outros com vestimentas rasgadas e pelo avesso.
Hoje com 88 anos, Tinin é o presidente de honra do bloco, cujo nome peculiar foi escolhido pelo Armandinho do Bixiga, um dos patronos do bairro. “Sugeriram vários nomes como ‘Vai Comigo’, mas o Armandinho falou para colocarmos o Bloco Esfarrapado. Eu, como era o menino mais atrevido, disse ‘mas pera aí, Bloco Esfarrapado?’. O Armandinho respondeu que pelado não poderia ir, então ficou Esfarrapado”, conta Tinin.
Enquanto no primeiro desfile do bloco não desfilaram nem vinte pessoas, em 2023 o Esfarrapado levou cerca de 80 000. Com os cancelamentos de blocos que perderam os patrocínios, a expectativa é que o público de 2024 seja ainda maior.
“Para a gente levantar o Esfarrapado, nós temos uma estrutura que não existia antigamente, que é o trio elétrico. Temos uma banda, que puxa as marchinhas”, diz Jaime Souza, presidente do bloco. Neste ano, quem puxa o bloco é o cantor Vitor Federado, um jovem que estudou as músicas antigas para seguir a tradição.
Além do artista, o bloco terá esquenta com a Banda da Alegria e show da Bateria 013, projeto tradicional da região. “O Bixiga é um bairro de tradição e entendemos que, com a evolução do Carnaval de rua, tem muitos blocos que tocam pop, rock e são muito divertidos. Mas também temos os tradicionais, o que é revelar o velho para o novo”, afirma Jaime.
No marco dos 77 anos, o Bloco Esfarrapado fará um verdadeiro passeio pela história do bairro. Saindo às 10h do cruzamento da Conselheiro Carrão com a 13 de Maio, ele passa pela região do Quilombo Saracura, pela antiga sede da Vai-Vai, por diversos teatros, bares e cantinas, e em frente à Igreja de Nossa Senhora Achiropita.