Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Bloco de rua mais antigo de SP mantém tradição carnavalesca no Bixiga

Conheça a trajetória do Bloco Esfarrapado, que completa 77 anos de folia em 2024

Por Luana Machado
9 fev 2024, 18h29 • Atualizado em 9 fev 2024, 19h11
bloco-esfarrapado
Desfile do Bloco Esfarrapado (Acervo Bloco Esfarrapado/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Em uma manhã do Carnaval de 1947, sentados na porta do antigo Cine Rex, na esquina da Rua Rui Barbosa com a Conselheiro Carrão, na Bela Vista, um grupo decidiu criar um bloco de rua no Bixiga. Assim nasceu o Bloco Esfarrapado, o mais antigo em atividade da cidade de São Paulo. 

    “O Seu Armandinho Puglisi que deu a ideia de criarmos um bloco de rua. A gente saiu no primeiro ano com uma ajuda do pessoal, para comprarmos doces para a molecada, e a mocidade levou latas para a gente bater”, recorda Milton Credidio, o Tinin, um dos fundadores do Bloco Esfarrapado. Naquele ano, o grupo saiu pelas ruas do Bixiga, alguns vestidos com roupas femininas, outros com vestimentas rasgadas e pelo avesso. 

    Hoje com 88 anos, Tinin é o presidente de honra do bloco, cujo nome peculiar foi escolhido pelo Armandinho do Bixiga, um dos patronos do bairro. “Sugeriram vários nomes como ‘Vai Comigo’, mas o Armandinho falou para colocarmos o Bloco Esfarrapado. Eu, como era o menino mais atrevido, disse ‘mas pera aí, Bloco Esfarrapado?’. O Armandinho respondeu que pelado não poderia ir, então ficou Esfarrapado”, conta Tinin. 

    bloco-esfarrapado
    Foliões fantasiados no Bloco Esfarrapado (Acervo Bloco Esfarrapado/Divulgação)

    Enquanto no primeiro desfile do bloco não desfilaram nem vinte pessoas, em 2023 o Esfarrapado levou cerca de 80 000. Com os cancelamentos de blocos que perderam os patrocínios, a expectativa é que o público de 2024 seja ainda maior. 

    Continua após a publicidade

    “Para a gente levantar o Esfarrapado, nós temos uma estrutura que não existia antigamente, que é o trio elétrico. Temos uma banda, que puxa as marchinhas”, diz Jaime Souza, presidente do bloco. Neste ano, quem puxa o bloco é o cantor Vitor Federado, um jovem que estudou as músicas antigas para seguir a tradição.

    bloco-esfarrapado
    Bloco Esfarrapado em 2018 (Acervo Bloco Esfarrapado/Divulgação)

    Além do artista, o bloco terá esquenta com a Banda da Alegria e show da Bateria 013, projeto tradicional da região. “O Bixiga é um bairro de tradição e entendemos que, com a evolução do Carnaval de rua, tem muitos blocos que tocam pop, rock e são muito divertidos. Mas também temos os tradicionais, o que é revelar o velho para o novo”, afirma Jaime. 

    Continua após a publicidade

    No marco dos 77 anos, o Bloco Esfarrapado fará um verdadeiro passeio pela história do bairro. Saindo às 10h do cruzamento da Conselheiro Carrão com a 13 de Maio, ele passa pela região do Quilombo Saracura, pela antiga sede da Vai-Vai, por diversos teatros, bares e cantinas, e em frente à Igreja de Nossa Senhora Achiropita

    bloco-esfarrapado
    Concentração do Bloco Esfarrapado (Acervo Bloco Esfarrapado/Divulgação)
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês