Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

A vida sem Waze

Os antigos guias de rua de São Paulo

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jun 2017, 17h44
 (Mapograf/Divulgação)
Continua após publicidade

Dirigir pelas grandes cidades sempre foi um problema, principalmente para quem está no local pela primeira vez. Ainda mais em São Paulo, que a cada dia surgem novas vias, outras trocam de mão, e algumas até desaparecem. Felizmente hoje temos Waze e Google Maps, que são atualizados em tempo real, facilitando muito a vida de quem se aventura por lugares nunca dantes navegados.

guia1
(Mapograf)

Mas isso é uma coisa relativamente recente. Até há pouquíssimo tempo, o “salvador da pátria” para os motoristas atendia pelo nome de “guia de ruas”, um livro gigantesco com mapas de todas as ruas da cidade e regiões vizinhas. Interpretar corretamente e rapidamente a leitura daqueles mapas era coisa pra poucos, mas felizmente dava-se um jeito, e sempre chegávamos no destino, mesmo que um tanto atrasados.

guia2
(Mapograf)

O primeiro guia de ruas da cidade, e o que ficou mais conhecido com o passar dos anos, foi o Guia Mapograf, publicado desde 1970. Era basicamente uma planta da cidade dividida em páginas que se ligavam, formando um enorme mapa. O índice de ruas indicava página e coordenadas para uma rápida localização. Esse sistema fez um grande sucesso, pois era fácil de usar e de transportar. Outros guias bastante conhecidos eram o Cartoplam e o GUIA QUATRO RODAS, da Editora Abril, ambos editados também em outras cidades do Brasil.

Continua após a publicidade
guia4
(Cartoplam/Quatro Rodas)

Com o tempo, novas informações foram sendo incorporadas ao Mapograf. Linhas de metrô e ônibus, pontos de interesse, cidades vizinhas. A cada ano o número de ruas abrangidas é maior, seja por uma área maior descrita nos mapas, ou mesmo pelo surgimento de novas ruas e vias dentro da cidade. Hoje em dia (sim, ele ainda é publicado!), o guia conta com mais de 136 000 ruas, e apesar dos auxiliares eletrônicos que os motoristas têm à disposição, ele ainda tem um número relativamente bom de vendas.

Pelo menos o guia não fica off-line quando mais se precisa dele!

Publicidade