Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

A vida sem Waze

Os antigos guias de rua de São Paulo

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 jun 2017, 17h44 •
 (Mapograf/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Dirigir pelas grandes cidades sempre foi um problema, principalmente para quem está no local pela primeira vez. Ainda mais em São Paulo, que a cada dia surgem novas vias, outras trocam de mão, e algumas até desaparecem. Felizmente hoje temos Waze e Google Maps, que são atualizados em tempo real, facilitando muito a vida de quem se aventura por lugares nunca dantes navegados.

    guia1
    (Mapograf)

    Mas isso é uma coisa relativamente recente. Até há pouquíssimo tempo, o “salvador da pátria” para os motoristas atendia pelo nome de “guia de ruas”, um livro gigantesco com mapas de todas as ruas da cidade e regiões vizinhas. Interpretar corretamente e rapidamente a leitura daqueles mapas era coisa pra poucos, mas felizmente dava-se um jeito, e sempre chegávamos no destino, mesmo que um tanto atrasados.

    guia2
    (Mapograf)

    O primeiro guia de ruas da cidade, e o que ficou mais conhecido com o passar dos anos, foi o Guia Mapograf, publicado desde 1970. Era basicamente uma planta da cidade dividida em páginas que se ligavam, formando um enorme mapa. O índice de ruas indicava página e coordenadas para uma rápida localização. Esse sistema fez um grande sucesso, pois era fácil de usar e de transportar. Outros guias bastante conhecidos eram o Cartoplam e o GUIA QUATRO RODAS, da Editora Abril, ambos editados também em outras cidades do Brasil.

    Continua após a publicidade
    guia4
    (Cartoplam/Quatro Rodas)

    Com o tempo, novas informações foram sendo incorporadas ao Mapograf. Linhas de metrô e ônibus, pontos de interesse, cidades vizinhas. A cada ano o número de ruas abrangidas é maior, seja por uma área maior descrita nos mapas, ou mesmo pelo surgimento de novas ruas e vias dentro da cidade. Hoje em dia (sim, ele ainda é publicado!), o guia conta com mais de 136 000 ruas, e apesar dos auxiliares eletrônicos que os motoristas têm à disposição, ele ainda tem um número relativamente bom de vendas.

    Pelo menos o guia não fica off-line quando mais se precisa dele!

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês