Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Memória

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

A eterna rivalidade Palmeiras X Corinthians

Uma rixa construída ao longo de mais de 100 anos

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 abr 2018, 12h33
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Santistas e São Paulinos que me desculpem, mas a maior rivalidade do futebol paulista está mesmo entre palmeirenses e corinthianos. Até nos memes, aquelas brincadeiras de internet, não tem pra ninguém. Corinthianos inventam as formas mais criativas de dizer que o “Palmeiras não tem mundial”, e os palmeirenses por sua vez brincam com a hipótese do time rival ser sempre ajudado pela arbitragem.

Mas o fato é que essa rixa entre os dois times começou muito antes da era da internet, antes mesmo da era da televisão. No começo do século XX, o futebol era um esporte de elite. O Corinthians, fundado em 1910, foi o primeiro clube paulista montado pela classe operária, seguido em 1914 pelo Palmeiras, outro clube montado fora da elite do futebol. Ambos eram aliados no início, mas logo começou a rivalidade.

O primeiro jogo entre os dois clubes foi em maio de 1917, pelo Campeonato Paulista. O Palmeiras venceu por 3 a 0, com todos os gols marcados pelo garoto Caetano Rizzo, de 20 anos. O campeonato foi vencido pelo Paulistano, o Palmeiras foi o vice-campeão e o Corinthians ficou em terceiro lugar.

amigos
Grandes ídolos dos dois lados: Ademir da Guia e Roberto Rivelllino (Reprodução/Veja SP)

Durante estes 101 anos de confrontos, alviverdes e alvinegros se enfrentaram 356 vezes por campeonatos diversos, com ligeira vantagem para o Palmeiras: 126 vitórias, contra 124 jogos vencidos pelo Corinthians, e 107 empates. No número de gols marcados, os palestrinos também levam vantagem: 514 contra 476. Se contabilizarmos também os jogos do Torneio Início e da Taça Augusto Henrique Mündel, os números sobem um pouco: 366 jogos entre as duas equipes, sendo 130 vitórias verdes, 127 vitórias corinthianas e 110 empates. Esses torneios eram compostos por jogos curtos, de 15 ou 30 minutos de duração, por isso não são contabilizados na contagem oficial.

Continua após a publicidade

Se levarmos em conta apenas os jogos pelo campeonato Paulista, o Corinthians leva vantagem: são 76 vitórias corintianas e 70 vitórias palmeirenses, além de 61 empates. No entanto, foi o Palmeiras quem marcou mais gols:  297 contra 280.

Veja mais algumas curiosidades dos confrontos entre os dois times:

  • Maior goleada do Palmeiras sobre o Corinthians: 8 a 0 em 1933
  • Maior goleada do Corinthians sobre o Palmeiras: 5 a 1 em 1982
  • Ademir da Guia, do Palmeiras, é o jogador que mais disputou o clássico: 57 vezes
  • O goleiro Leão disputou o clássico pelos dois lados: 36 jogos pelo Palmeiras e cinco jogos pelo Corinthians
  • O Corinthians ganhou o clássico em 1923 por WO. O Palmeiras não compareceu ao jogo em protesto a uma decisão judicial
  • O maior público do clássico foi a decisão do Campeonato Paulista em 1974. Mais de 120 000 pessoas lotaram o Morumbi
Continua após a publicidade

Veja o documentário do Canal 100 sobre este jogo de 1974:

https://youtu.be/gbvzKHFmadA

E hoje, dia 8 de abril, os dois times voltam a se enfrentar numa final de Campeonato Paulista, depois de dezenove anos. A última vez em que isso aconteceu foi em 1999, e o Corinthians ficou com a taça. O time do Parque São Jorge tinha uma enorme vantagem, porque havia ganho o primeiro jogo por 3 a 0, e o empate neste último dérbi garantiu o título, num jogo tumultuado, que foi encerrado antes do tempo pelo juiz. Esperamos que o jogo de hoje não tenha o mesmo destino, seja na confusão dentro de campo, seja no destino da taça. Pelo menos é o que eu espero, como bom palmeirense que sou!

Publicidade