Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre cinema e streaming

Seis cinebiografias de cantores brasileiros disponíveis no streaming

Uma lista com filmes que retratam grandes nomes da música brasileira

Por Mattheus Goto
Atualizado em 4 ago 2025, 11h50 - Publicado em 2 ago 2025, 08h00
filme-tim-maia
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Na esteira do sucesso de Homem com H, seis cinebiografias de cantores brasileiros para assistir no streaming. Confira abaixo.

 Tim Maia (2014)

A cinebiografia protagonizada por Babu Santana é baseada no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, escrito por Nelson Motta, amigo e fã do artista. Dirigido por Mauro Lima, de Meu Nome Não é Johnny, o filme acompanha cinquenta anos na vida de Tim Maia (1942-1998), desde sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas. O longa está disponível no Telecine.

Minha Fama de Mau (2019)

minha-fama-de-mau
(Divulgação/Divulgação)

Erasmo Carlos (1941-2022) é o homenageado da cinebiografia de Lui Farias. Lutando para sobreviver com pequenos trabalhos, o jovem (Chay Suede) alimenta uma paixão: o rock and roll. Fã de Elvis Presley e Chuck Berry, ele aprende a tocar violão e alimenta o sonho de seguir carreira musical. Com talento e sorte, ele conquista a admiração do apresentador Carlos Imperial (Bruno de Luca) e, através dele, conhece Roberto Carlos (Gabriel Leone), com quem estabelece uma longa parceria. Assista na Netflix.

 Elis (2016)

filme-elis
(Netflix/Divulgação)

O ponto de partida de Elis é a mudança da jovem gaúcha para o Rio de Janeiro, logo após atingir a maioridade. Os 18 anos seguintes são narrados no filme de Hugo Prata, que segue a trajetória da intérprete até sua morte precoce, aos 36 anos. Vivida por Andréia Horta, que interpreta no longa canções famosas como O Bêbado e o Equilibrista, Elis Regina vê sua carreira musical deslanchar no rio, e vive um romance com o compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado). O filme pode ser visto na Netflix.

Continua após a publicidade

Nosso Sonho (2023)

nosso-sonho-filme
(Netflix/Divulgação)

O longa dirigido por Eduardo Albergaria apresenta a história da dupla Claudinho e Buchecha (interpretados por Lucas Penteado e Juan Paiva, respectivamente). A produção é narrada a partir do ponto de vista de Buchecha e mostra como a amizade dos dois, que começou na infância, em uma comunidade de Niterói, se transformou em um dos maiores fenômenos do funk melody nacional. O filme, cujo título homenageia uma das canções mais conhecidas do grupo, de 1996, pode ser visto pela Netflix.

João — o Maestro (2017)

joao-o-maestro-filme
(Divulgação/Divulgação)

Quando criança, João Carlos Martins foi considerado um prodígio do piano. Aos poucos, sua fama ganhou os noticiários e o jovem se estabeleceu como pianista de sucesso, até sofrer um acidente que prejudica o movimento da mão direita. Enquanto tenta se reestabelecer no meio musical, João se encontra como maestro. A história do artista é contada no filme dirigido por Mauro Lima, mesmo diretor de Tim Maia, e protagonizado por Alexandre Nero. O longa está em cartaz na Amazon Prime e na Globoplay.

Continua após a publicidade

Meu nome é Gal (2023)

meu-nome-e-gal
(Globoplay/Divulgação)

Com Sophie Charlotte, a cinebiografia acompanha Maria da Graça e sua transformação em Gal Costa (1945-2022). Aos 20 anos, a cantora se muda da Bahia para o Rio de Janeiro, onde encontra os amigos Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil e vence a timidez para se tornar um dos grandes nomes da Tropicália. Depois do sucesso, Gal enfrenta um período de depressão, quando seus amigos são exilados na ditadura. O filme dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi está disponível na Globoplay.

Publicado em VEJA São Paulo de 1º de agosto de 2025, edição nº 2955

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês