São Paulo nas telonas: 5 filmes que se passam na capital paulista
Confira uma lista com títulos como 'O Bandido da Luz Vermelha', que retratam diferentes recortes da paisagem urbana

A capital paulista é cenário de inúmeras produções audiovisuais. Em celebração ao aniversário de São Paulo,
preparamos uma lista com cinco filmes clássicos, que retratam diferentes recortes da paisagem urbana.
Confira a seguir cinco longas que se passam na cidade.
O Bandido da Luz Vermelha (1968)
O primeiro longa de Rogério Sganzerla (1946-2004) acompanha Jorge (Paulo Villaça), um assaltante de residências de São Paulo que age de maneira peculiar e extravagante, sempre com humor e auxiliado por uma lanterna vermelha. A inspiração veio da história real de João Acácio Pereira da Costa, preso em 1967 após perseguição policial. O filme revela o submundo da capital, com cenas na região da Consolação e na Praça Roosevelt. Disponível no YouTube e na IC Play.
O Beijo da Mulher Aranha (1985)

No longa de Hector Babenco (1946-2016), dois prisioneiros dividem uma cela em um presídio na América do Sul. Para distraí-los da triste realidade, Luís Molina (William Hurt) inventa histórias para o colega, Valentín Arregui (Raúl Juliá), que sofre com a separação da namorada, Marta (Sônia Braga). Há cenas em pontos famosos de São Paulo, como o Minhocão, o Pátio do Colégio, a Praça da Sé e a Estação Bresser-Mooca. Pode ser assistido no Globoplay e no Youtube.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

A obra do diretor Cao Hamburger é ambientada na São Paulo de 1970 e passa por ruas do Bom Retiro. O pequeno Mauro (Michel Joelsas), de 12 anos, é deixado pelos pais de forma inesperada e inexplicável. O garoto fica com o avô, que começa a ter problemas de saúde. Quem cuida mesmo do menino é Shlomo (Germano Haiut), um vizinho judeu solitário. Está na plataforma do Google Play,
Linha de Passe (2008)

São Paulo desempenha o papel de uma personagem no longa de Walter Salles. O filme conta a história de uma família na periferia da Zona Leste, com o horizonte urbano de fundo e cenas no Estádio do Morumbi. Cleuza (Sandra Corveloni) é uma mãe corintiana, que batalha por condições melhores para os quatro filhos. Um deles consegue construir uma carreira no futebol. Alugue ou compre no Prime Video, Apple TV+ ou Claro Vídeo.
Que Horas Ela Volta? (2015)

O filme de Anna Muylaert acompanha a vida de Val (Regina Casé), pernambucana que se mudou para São Paulo com o objetivo de mudar de vida. Anos depois, a filha, Jéssica (Camila Márdila), decide ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a jovem de braços abertos, mas as dinâmicas da casa mudam. Houve filmagem em uma casa no Morumbi, no Copan e até no transporte público. No catálogo da Netflix.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de janeiro de 2025, edição nº 2928