Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre as estreias da semana no cinema e no streaming

Padre José de Anchieta terá cinebiografia dirigida por Marcos Jorge

'Anchieta, 1553' é roteirizado por Luís Alberto de Abreu e não tem data de estreia

Por Laura Pereira Lima
19 abr 2024, 06h00
cinebiografia-padre-anchieta
Figura histórica da cidade: homenagem em filme ainda em pré-produção (José Rosael/Hélio Nobre/Museu Paulista da USP/Divulgação)
Continua após publicidade

José de Anchieta, jesuíta fundador da cidade de São Paulo, que foi canonizado em 2014, ganhará um filme biográfico, ainda sem data de estreia. Anchieta, 1553 tem o roteiro assinado por Luís Alberto de Abreu e direção de Marcos Jorge (Estômago).

“Quero fazer um épico, com grande produção”, conta Abreu. Em sua trajetória no Brasil, o religioso entrou em conflito com forças portuguesas em defesa dos indígenas, enfrentou uma tuberculose, escreveu a primeira gramática tupi e fundou as duas maiores capitais do país.

Em fase de pré-produção, a equipe consultou biografias e seus escritos, traduzidos do latim, tupi e espanhol. “Se fôssemos usar tudo, daria umas 6 horas”, diz o roteirista. O longa tem consultoria de padre Nilson Marostica, vice-postulador da canonização. “A defesa dos povos originários é um tema fundamental hoje e já era defendido por Anchieta”, ele comenta.

Publicado em VEJA São Paulo de 19 de abril de 2024, edição nº 2889

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade