✪✪✪Recém-congratulado com um Oscar, Robert Downey Jr. assume um novo desafio e interpreta quatro personagens diferentes em O Simpatizante. O cenário é um mundo pós-Guerra do Vietnã, com divisões sociais de raça, etnia e ideologia. O agente Capitão (Hoa Xuande, em atuação espetacular), filho de uma mãe vietnamita e um pai francês, trabalha para a polícia secreta do Vietnã do Norte em planos contra os Estados Unidos.
A série de sete episódios, criada por Park Chanwook (Oldboy, Decision to Leave) e Don McKellar, foi inspirada no livro homônimo de Viet Thanh Nguyen, vencedor do Prêmio Pulitzer. A direção é de Park Chanwook (nos três primeiros capítulos), Fernando Meirelles (quarto) e Marc Munden (três últimos).
A proposta da obra, declarada pelos criadores, é mostrar o conluio no establishment americano, com um tom satírico e sombrio. A equipe consegue transmitir essa mensagem e adaptar com sucesso a obra original, mesmo tropeçando na estrutura em ocasiões — ela é contada em flashback, com voltas ao presente. A virada no meio para o final da história traz um toque interessante. Novos episódios aos domingos na Max.
Publicado em VEJA São Paulo de 19 de abril de 2024, edição nº 2889