‘O Ensaio’ pega o espectador desprevenido com cenários bizarros
Diretor, roteirista e estrela da série, Nathan Fielder ‘ensaia’ cenários de angústia, ansiedade e constrangimento com pessoas comuns

A segunda temporada da série peculiar O Ensaio, dirigida, escrita e estrelada por Nathan Fielder, na HBO Max, consolida o projeto e estilo no imaginário do público — para quem ainda tinha dúvida.
O roteirista e humorista canadense mostra o leque de seu senso de humor em cenários específicos, basicamente com a missão de “ensaiar” pessoas comuns para passar por situações difíceis na vida real, de angústia, ansiedade ou constrangimento.
Em apenas quatro episódios, com um misto de documentário e ficção, ele pega o espectador desprevenido com técnicas bizarras. Pode gerar um estranhamento no começo, mas na era da ansiedade, fobia social e aversão ao “cringe”, traz uma reflexão e perspectiva essencial sobre a vida em sociedade.
Merece atenção mesmo, especialmente por experimentar na comédia, misturar gêneros e inovar no formato e abordagem para as produções seriadas.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de maio de 2025, edição nº 2945