Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Mattheus Goto

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um guia com críticas, notícias, entrevistas e eventos sobre cinema e streaming

Os 10 melhores filmes de 2024

‘Ainda Estou Aqui’, ‘A Substância’ e ‘Anora’ estão na lista que inclui longas nacionais e internacionais, de diferentes gêneros

Por Mattheus Goto
21 dez 2024, 10h00 • Atualizado em 23 dez 2024, 14h17
'A Substância' vai até o fim e ainda continua para mostrar os absurdos da obsessão pela beleza
'A Substância', de Coralie Fargeat, fez a internet parar (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade
  • A safra de 2024 foi frutífera no cinema. Produções nacionais e internacionais, de diferentes gêneros, brilharam nas telonas.

    Preparamos uma lista com os melhores filmes de 2024. Confira a seguir o ranking (sem ordem específica).

     

     

    A SUBSTÂNCIA

    A diretora e roteirista francesa Coralie Fargeat fez a internet parar com este body horror estrelado por Demi Moore e Margaret Qualley. Vencedor na categoria de roteiro no Festival de Cannes, acompanha a atriz em decadência Elisabeth Sparkle (Demi), que sofre um baque quando é demitida da TV e recorre ao uso de uma substância na expectativa de obter uma nova e melhor versão de si mesma. Disponível nos cinemas e na MUBI.

    AINDA ESTOU AQUI

    Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva em 'Ainda Estou Aqui'
    Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva em ‘Ainda Estou Aqui’ (Alile Dara Onawale/Divulgação)

    O filme de Walter Salles é um fenômeno do cinema nacional e tem seu lugar indiscutível nesta lista. Venceu prêmios em festivais e é o representante do Brasil na disputa por vaga na categoria de melhor filme internacional. Inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, retrata o caso vivido pela família do escritor durante a ditadura. Com a morte de Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) vira um símbolo da luta contra o regime militar. Em cartaz nos cinemas.

    ANORA

    Ivan e Anora: paixão e dinheiro
    Ivan e Anora: paixão e dinheiro (Anora Productions/Divulgação)

    O filme de Sean Baker, ganhador da Palma de Ouro em Cannes, é fascinante. Mikey Madison tem uma performance magnética como a personagem-título, que trabalha em um clube de strip-tease em Nova York. Ela conhece Ivan (Mark Eidelstein), filho de uma oligarca russa e os dois se casam impulsivamente. A união é ameaçada quando a notícia chega à família na Rússia. Foi destaque na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e teve estreia nacional adiada para janeiro.

    Continua após a publicidade

    ESTRANHO CAMINHO

    Em 'Estranho Caminho', Lucas Limeira interpreta o jovem cineasta David
    Em ‘Estranho Caminho’, Lucas Limeira interpreta o jovem cineasta David (Linga Acácio/Divulgação)

    O novo longa de Guto Parente, premiado nas quatro categorias em que disputou no Festival de Tribeca, em Nova York, é o destaque da safra cearense deste ano. David (Lucas Limeira) é um jovem cineasta que volta a Fortaleza, sua terra natal, para lançar seu primeiro longa. Com o avanço da Covid-19, se vê obrigado a reencontrar o pai, Geraldo (Carlos Francisco). Acontecimentos estranhos afetam o convívio. Pode ser assistido no streaming da MUBI.

    ROBÔ SELVAGEM

    Roz e Bico-vivo em 'Robô Selvagem': família inesperada, aprendizado mútuo
    Roz e Bico-vivo em ‘Robô Selvagem’: família inesperada, aprendizado mútuo (Universal Pictures/Divulgação)

    A animação da DreamWorks, dirigida por Chris Sanders e inspirada no livro best-seller homônimo do americano Peter Brown, conta a história de Roz (dublada por Lupita Nyong’o), uma robô que se perde e vai parar em uma ilha com animais silvestres. A protagonista faz amizade com os bichos e adota um “filho”, o ganso Bico-vivo (Kit Connor). É o favorito na corrida pelo Oscar de melhor animação. Está disponível para aluguel e compra em plataformas.

    LA CHIMERA

    Josh O'Connor e Carol em 'La Chimera': parceria
    Josh O’Connor e Carol em ‘La Chimera’: parceria (Divulgação/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O filme de Alice Rohrwacher tem um quê de mistério fascinante, com personagens apaixonantes. Arthur (Josh O’Connor) é um arqueólogo britânico que tem o dom de encontrar túmulos secretos com artefatos valiosos. Ao sair da prisão, ele reencontra Flora (Isabella Rossellini), mãe de uma antiga companheira, e conhece Itália (Carol Duarte), jovem que trabalha na casa da senhora. A diretora conduz o espectador pelo fio narrativo com leveza e simplicidade e constrói uma trama com um aceno involuntariamente especial aos brasileiros.

    UM HOMEM DIFERENTE

    um-homem-diferente
    Renate, Sebastian e Adam: trio em sintonia sensacional em ‘Um Homem Diferente’ (Divulgação/Divulgação)

    Edward (Sebastian Stan) tem uma deformidade facial que é ridicularizada pelas pessoas. Um dia, decide mudar de vida e passar por um tratamento de reconstrução facial. No entanto, começa a se questionar sobre as próprias escolhas quando descobre que era motivo de interesse para a vizinha Ingrid (Renate Reinsve) e quando surge Oswald (Adam Pearson), um sujeito com neurofibromatose e uma incrível autoconfiança. Salta aos olhos a autenticidade do enredo e a direção cuidadosa e ao mesmo tempo provocativa em momentos estratégicos.

    WICKED

    wicked-elphaba
    Cyntia Erivo cria arco dramático para Elphaba, de jovem idealista a bruxa temida (Universal Studios/Divulgação)

    Ambientado na Terra de Oz antes da chegada de Dorothy, o longa remonta ao encontro de Elphaba (Cynthia Erivo), a jovem de pele verde, e Glinda (Ariana Grande), a garota mais popular da escola, sempre vestindo rosa, na Universidade Shiz. Em lados opostos do espectro social, surge uma amizade improvável. De olho no dom de Elphaba, a diretora Madame Morrible (Michelle Yeoh) mostra interesse em lecionar para a aluna e apresentá-la ao Mágico de Oz (Jeff Goldblum). No entanto, a corrupção no governo vem à tona e cria-se uma instabilidade generalizada. A duração de 2 horas e 41 minutos vale a pena graças ao brilho, carisma e vozes poderosas das protagonistas, às escolhas do diretor Jon M. Chu e ao roteiro eficaz de Winnie Holzman e Dana Fox.

    Continua após a publicidade

    DUNA: PARTE 2

    Cena de 'Duna: Parte Dois'
    Cena de ‘Duna: Parte Dois’ (Warner Bros. Pictures/Divulgação)

    Após o fim trágico do primeiro, com o ataque dos Sardaukar e dos Harkonnen em Arrakis, os sobreviventes acabam espalhados por diferentes lugares de Duna. Com suas habilidades prescientes, Paul Atreides (Timothée Chalamet) dá início a uma nova vida no deserto e se une a sua amada Chani (Zendaya), a Stilgar (Javier Bardem) e ao povo Fremen na busca por vingança. Ao consolidar os apoios, Atreides começa a expressar um messianismo.

    O DIA QUE TE CONHECI

    Zeca (Renato Novaes), em 'O Dia Que Te Conheci': crise no trabalho
    Zeca (Renato Novaes), em ‘O Dia Que Te Conheci’: crise no trabalho (Divulgação/Divulgação)

    Zeca (Renato Novaes) está tendo problemas no trabalho por causa de faltas e atrasos. Ele trabalha como bibliotecário em uma escola na cidade vizinha e demora uma hora e meia para chegar ao local. Não obstante, tem encontrado dificuldade para acordar cedo. Um dia, tudo muda, quando ele conhece Luísa (Grace Passô). O enredo se passa em pouco mais de 24 horas. É o suficiente para conhecer os personagens principais — e até alguns secundários — e criar afeição por eles.

    Publicado em VEJA São Paulo de 20 de dezembro de 2024, edição nº 2924

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 29,90/mês