Kinoforum apresenta curtas premiados em Cannes e Veneza neste mês
Festival tradicional exibe 253 filmes de 60 países em diversas salas da cidade, com entrada gratuita

Um evento importante e tradicional no calendário cinéfilo da capital paulista começa nesta semana. Em sua 36ª edição, o Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo exibe 253 filmes de 60 países em diversas salas da cidade, de 21 a 31 de agosto, com entrada gratuita.
A programação ocupa espaços como a Cinemateca Brasileira, o Espaço Petrobras de Cinema, o CineSesc, o Circuito Spcine, o MIS e o Cinusp com títulos premiados em festivais internacionais.
Alguns dos destaques são Que Bom Que Você Morreu, do israelense Tawfeek Barhom, vencedor da Palma de Ouro de Curta-metragem neste ano, e Quem Ama o Sol, do canadense Arshia Shakiba, eleito melhor curta na mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2024.
A Mostra Brasil reúne obras como Filme Sem Querer, de Lincoln Péricles, e e Mensagem de Sergipe, de Jean-Claude Bernardet. Há ainda as mostras Latino-Americana, Infantojuvenil, Limite e os Programas Brasileiros, além de outras especiais.
O evento homenageia Zita Carvalhosa, fundadora e idealizadora do Kinoforum, falecida em julho deste ano, com a exibição de curtas de sua trajetória como produtora.
Informações sobre datas, horários e ingressos estão no site kinoforum.org.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de agosto de 2025, edição nº 2958