‘Irracional’ serve como vitrine do talento de Colman Domingo
Série com crítica social de fundo apresenta caso misterioso enquanto protagonista tenta escapar de provas incriminatórias

Um misto de paranoia e perseguição permeia Irracional, série da Netflix, com oito episódios. A produção, criada por Stephen Belber, que é o showrunner junto de VJ Boyd, destaca-se por trabalhar o suspense e a tensão com Colman Domingo no papel principal e uma crítica social de fundo.
O ator interpreta Muncie Daniels (Colman Domingo), um apresentador de TV em ascensão, que se vê no centro de uma conspiração mortal. Durante um retiro nas Montanhas Pocono, ele encontra partes do corpo de um vizinho e, ao tentar reportar a morte, percebe que está sendo incriminado.
Homem negro, Muncie lida com a desconfiança da polícia e situações de racismo, introduzidas com sutileza e eficácia, e investiga o caso por conta própria.
As questões sociais são agravadas com a revelação de que a vítima era ligada a um grupo extremista, e assim explora os perigos do radicalismo político.
Irracional corria o risco de ficar na sombra de grandes títulos como o filme Corra! (2017), mas não cai no esquecimento pela atmosfera de suspense e o desempenho de Domingo, em uma vitrine de seu talento.
NOTA: ★★★☆☆
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de dezembro de 2024, edição nº 2922