Festival de Finos Filmes exibe clássicos e premiados em cinemas de SP
Evento ocupa Reag Belas Artes, MIS, Cinusp, Faap e Cineclube Cortina com títulos como 'A Hora e a Vez de Augusto Matraga' (1965)
O Festival de Finos Filmes chega à sua 12ª edição. Desta sexta (26) a terça (30), espaços como Reag Belas Artes, MIS, Cinusp, Faap e Cineclube Cortina serão ocupados com uma programação de filmes clássicos e premiados em festivais e participação de talentos internacionais.
Em parceria com o projeto Cinema Sem Sulfito, haverá uma exibição de A Tartaruga Vermelha (2016), animação indicada ao Oscar, acompanhada de degustação de vinhos naturais.
A agenda também terá os Encontros Cinemália, que promovem masterclasses online sobre animação com os cineastas holandeses Job, Joris e Marieke, indicados ao Oscar e ao Emmy, e sobre curadoria de festivais com Miquel Martí Freixas, do Festival de Rotterdam.
A mostra infantil Fininhos terá curadoria do Festival de Annecy, referência mundial na animação, com curtas exibidos na edição de 2025 do evento francês.
O encerramento, no dia 30, apresenta a cópia restaurada de A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965), de Roberto Santos, seguida de debate.
A direção geral do evento é de Felipe Poroger.
Há sessões gratuitas e outras com renda revertida a instituições sociais. Confira a programação no site finosfilmes.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 26 de setembro de 2025, edição nº 2963
Tesouros literários: SP ganha mapa com 37 livrarias de rua imperdíveis
Motorista que bloqueou Rodoanel afirma ter mentido sobre presença de bomba





