Festival da Imovision apresenta filmes europeus inéditos e premiados
Programação inclui o norueguês 'Dreams', de Dag Johan Haugerud, que acaba de vencer o Urso de Ouro em Berlim

Os fãs do cinema europeu contemporâneo têm mais um motivo para ir ao cinema nos próximos dias. De 24 a 30 de abril, o Festival de Cinema Europeu Imovision toma conta de diferentes salas da capital paulista, como Reserva Cultural, Espaço Petrobras, Reag Belas Artes e as redes Cinesystem, Kinoplex e Cinemark.
A programação reúne produções de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia, com a curadoria da distribuidora Imovision.
A seleção inclui obras premiadas em festivais internacionais, como o norueguês Dreams, de Dag Johan Haugerud, que acabou de vencer o Urso de Ouro em Berlim. É o caso também de Brincando com Fogo, das irmãs francesas Delphine e Muriel Coulin, que rendeu a Vincent Lindon o prêmio de melhor ator em Veneza.
Há filmes aguardados, como Emanuelle, da francesa Audrey Diwan, uma releitura do clássico erótico de 1974 com Naomi Watts.
Também serão exibidas pela primeira vez longas de diretores aclamados, como A Luz, do alemão Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra), que estreou em Berlim neste ano, e Síndrome da Apatia, do grego Alexandros Avranas (Miss Violence).
A agenda ainda tem: Monsieur Aznavour, de Mehdi Idir e Grand Corps Malade, Ópera!, de Paolo Gep Cucco & Davide Livermore, Entre Nós, o Amor, de Morgan Simon, O Último Moicano, de Frédéric Farrucci, A Arte do Caos, de Thomas Arslan, Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora, de Milad Tangshir, Misty, de Georges Gachot, Quando a Luz Arrebenta, de Rúnar Rúnarsson, e Você é o Universo, de Pavlo Ostrikov.
O cronograma com horários de cada sessão está disponível no site ingresso.com, onde é feita a venda de ingressos. Os preços variam de R$ 50 a R$ 62 a inteira (sem taxas), de acordo com cada cinema.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de abril de 2025, edição nº 2941