Fechamento do quarto do Papa Francisco tem semelhanças com ‘Conclave’
Filme de Edward Berger replicou detalhes do ritual fúnebre e comparações vieram à tona nas redes sociais; confira vídeo

Com a morte do papa Francisco na segunda-feira (21), aos 88 anos, veio à tona nas redes sociais uma série de comparações com Conclave, do suíço Edward Berger, um dos destaques da temporada de filmes do último ano.
O Vaticano segue um ritual com um passo a passo bem determinado, desde a quebra do “Anel do Pescador” pelo camerlengo (atualmente o cardeal irlandês Kevin Farrell), em um símbolo da suspensão do poder pontifício, até a votação para um novo papa, chamada de Conclave, de 15 a 20 dias depois do óbito do Santo Padre.
Berger mergulhou a fundo nas minúcias desse processo para criar uma produção fidedigna. Até as vestimentas foram replicadas com precisão. Entre muitas semelhanças da obra com a vida real, um detalhe específico chamou a atenção dos internautas: o momento em que o quarto do papa é fechado e selado após o óbito.
Confira a seguir uma comparação da cena no filme com o procedimento no quarto do papa Francisco.
Morte do papa Francisco
O papa Francisco faleceu na segunda-feira (21) aos 88 anos, em Roma, devido ao quadro de AVC cerebral, coma e colapso cardiocirculatório irreversível. O pontífice lutou com uma série de problemas de saúde nos últimos anos, especialmente nos últimos dois meses, acometido de uma pneumonia dupla.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi o 266º papa da Igreja Católica e o primeiro pontífice latino-americano e jesuíta da história.
Em dezembro de 2023, tornou-se o papa mais velho a permanecer no cargo, ultrapassando Clemente XII, que morreu dois meses antes de completar 88 anos, e seu antecessor Bento XVI, que renunciou ao pontificado em 2013, aos 85 anos.