Elenco de ‘Código Preto’ se reuniu com espiões reais para se preparar
Filme de Steven Soderbergh, estrelado por Cate Blanchett e Michael Fassbender, apresenta trama cheia de mistério

Código Preto, novo filme de Steven Soderbergh, acompanha o que acontece no casamento de dois agentes secretos quando um suspeita do outro. A Vejinha recebeu informações exclusivas sobre os bastidores do longa.
Após um vazamento do programa de software Severus colocar em risco a nação, os únicos suspeitos são funcionários do NCSC (Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido). O superior Arthur Steiglitz (Pierce Brosnan) encarrega George (Michael Fassbender) de descobrir qual dos cinco colegas, incluindo a esposa, Kathryn (Cate Blanchett) é o responsável por trair a confiança da operação.
O elenco ainda conta com Marisa Abela, Regé-Jean Page, Tom Burke e Naomi Harris. Como parte do processo de preparação, os quatro atores, junto de Fassbender, se reuniram com espiões reais do NSCS e do GCHQ (Sede de Comunicações do Governo). A maioria deles só podia dar o primeiro nome — isso se forem mesmo reais.
Por sua vez, Blanchett tentou se encontrar com uma espiã na vida real, mas não conseguiu: “Suponho que se encontrasse, ela talvez não estivesse fazendo seu trabalho muito bem”, ela diz. “Kathryn não foi baseada em nenhuma pessoa. Este é mais um retrato de seu casamento, que por acaso, é de espiões”, acrescenta.
“É também um estudo psicológico que fará você querer entrar no mundo deles. O casamento era algo que eu não tinha visto antes. George e Kathryn literalmente matariam um pelo outro, o que é uma boa premissa para um filme, especialmente sobre espiões”, acrescenta a atriz.
“Todas as cenas, não importa quem esteja nelas, são, em última análise, sobre o casamento de George e Kathryn”, diz o diretor.
“Os atores são fenomenais e trouxeram seu melhor jogo para o filme. Depois, foi colocar a mão na massa e correr, porque Steven não faz muitas tomadas, então você precisa estar pronto desde a primeira”, comenta Michael Fassbender.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de março de 2025, edição nº 2936