Cinemateca recebe mostra de filmes latino-americanos raros e restaurados
Programação gratuita reúne 26 filmes de países como Brasil, Argentina, Cuba, Chile, México, Peru e Colômbia

A Cinemateca Brasileira recebe, entre os dias 12 e 23 de fevereiro, a mostra Restaurados da América Latina, que reúne 26 filmes recentemente restaurados.
A programação apresenta longas e curtas de países como Brasil, Argentina, Cuba, Chile, México, Peru e Colômbia. Algumas sessões terão comparações entre versões originais e restauradas, acompanhadas de comentários das equipes técnicas da Cinemateca.
A abertura acontece nesta quarta-feira (12), às 20h, com uma sessão dupla de títulos brasileiros: o curta Apuros de Genésio (1940) e o longa Meteorango Kid (1969), ambos restaurados pelo Laboratório de Imagem e Som da Cinemateca.
A sessão Pioneiros Reencontrados exibe filmes raros do início do século passado, como o documentário colombiano Em Busca de Maria (1985) e a ficção peruana Luis Pardo (1927), considerada a mais antiga do país a passar por restauração.
Entre os clássicos estão Memórias do Subdesenvolvimento (1968), do cubano Tomás Gutiérrez Alea, e Prisioneiros da Terra (1939), do argentino Mario Soffici.

A programação completa está disponível no site da Cinemateca. As sessões são gratuitas, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada exibição.