A Cinemateca Brasileira e o Cinusp, cinema da Universidade de São Paulo (USP), realizam uma mostra de retrospectiva do cineasta brasileiro Jorge Furtado, que se inicia nesta segunda-feira (22) e vai até o dia 5 de maio. Toda programação é gratuita.
“Jorge Furtado: tudo isso aconteceu mais ou menos” contará com exibições de oito longas do diretor, incluindo os clássicos O Homem Que Copiava e Saneamento Básico, O Filme, além de sessões de curtas, produzidos pelo diretor entre os anos 80 e 90 e já no século 21.
A programação terá sessões exibidas na Cinemateca, localizada na Vila Clementino, Zona Sul, a partir do próximo sábado (27), quando também ocorrerá, às 16h, o lançamento do livro de mesmo nome da mostra, organizado pelo curador Wilq Vicente. Os ingressos para filmes exibidos na instituição serão distribuídos 1 hora antes das sessões.
No Cinusp, a entrada é por ordem de chegada e as sessões ocorrem a partir desta segunda até o dia 3 de maio, com exibições às 16h e às 19h durante a semana, na sala localizada no Campus da USP, no Butantã, Zona Oeste. No fim de semana, as sessões acontecem no Cinusp Maria Antônia, em Higienópolis.
Outro destaque da programação é a presença de Jorge Furtado para um debate no Cinusp do Butantã na sexta-feira (26), às 19h, após a exibição de Comédia da Vida Privada: Anchietanos e do curta Até a Vista.