Conheça Andrea Gavazzi, o outro brasileiro na disputa pelo Oscar
Paulistano assina a direção de fotografia do curta ‘A Lien’, indicado ao prêmio, que retrata angústia de imigrantes nos Estados Unidos

O Brasil está na torcida por Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na corrida pelo Oscar, que acontece no domingo (2). Mas eles não são os únicos brasileiros concorrendo ao principal prêmio do cinema neste ano.
A Lien, indicado a melhor curta em live-action, tem direção de fotografia assinada pelo ítalo-brasileiro Andrea Gavazzi, 34.
Com direção de Sam e David Cutler-Kreutz, a obra narra o tenso processo de solicitação do green card por um homem mexicano, com esposa e filha norte-americanas, que se tornam vítimas de uma operação de apreensão do governo.
“É um projeto muito pessoal”, comenta. “Fui imigrante a minha vida inteira.” Filho de italianos, Gavazzi nasceu em São Paulo. Além da capital paulista, viveu em Roma (Itália), antes de se mudar para Los Angeles, onde mora atualmente.

O curta foi gravado em 2021, após a derrota de Donald Trump à Casa Branca. “A ideia era contar a história que acabou de acontecer”, explica. Em janeiro deste ano, o republicano voltou à presidência e decretou uma série de medidas contra imigrantes.
“Infelizmente, o universo foi para uma direção que não sabíamos. Nunca teve uma época tão importante para esse filme ser visto. A indicação ao Oscar tem uma responsabilidade.” No primeiro mês da volta de Trump, mais de 37 000 pessoas foram deportadas
Para aumentar a sensação de angústia, Gavazzi optou pela câmera na mão, close-ups e iluminação simples. “Iluminamos os lugares e deixamos os atores livres. Vida real não tem iluminação perfeita.”

Assim, pôde aproximar o espectador da história e lidar com limitações de orçamento e locação — o set foi montado em uma escola.
Ele nota paralelos do curta com Ainda Estou Aqui: ambos mostram “cidadãos sendo vítimas de um ato violento do governo”.
Em seu termômetro, vê boas chances do longa. “Talvez as pessoas não soubessem o que aconteceu no Brasil. Foi mostrado de um jeito lindo e tem uma possibilidade muito boa.”
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de fevereiro de 2025, edição nº 2933