Com a chegada do Dia dos Pais, vêm as reflexões sobre paternidade e relação entre pai e filho. O tema é amplamente explorado no cinema e pode ser visto em grandes filmes de diferentes gêneros.
Em cartaz nos cinemas, há opções como Estranho Caminho e De Pai Para Filho. Estreia também na próxima semana Meu Filho, Nosso Mundo e Família.
Listamos a seguir outras produções clássicas, disponíveis no streaming. Confira.
PROCURANDO NEMO (2003)
Para muitas crianças, uma das primeiras referências paternas depois do próprio pai é Marlin, o peixe-palhaço medroso, mas disposto a enfrentar o oceano para encontrar seu filho perdido, Nemo. Após o pequeno, com uma barbatana menor do que a outra, ser capturado por um mergulhador, Marlin vive uma jornada junto da nova amiga Dory para reencontrá-lo na Baía de Sydney. Está disponível no Disney+.
2 FILHOS DE FRANCISCO (2005)
A história real de sucesso da dupla Zezé di Camargo & Luciano foi retratada nas telonas a partir do ponto de vista do pai, Francisco. O lavrador de Pirenópolis, interior de Goiás, tinha o sonho de transformar dois de seus nove filhos em estrelas da música sertaneja. O que parecia impossível se tornou realidade com muito esforço e a relação de parceria entre pai e filhos, inspirando gerações até hoje. Pode ser assistido no Globoplay.
À PROCURA DA FELICIDADE (2006)
Will Smith e seu filho, Jaden, estrelam o drama que virou um clássico sobre a paternidade. No longa, Chris é abandonado pela esposa em meio a uma crise financeira e precisa cuidar sozinho do pequeno Christopher, de 5 anos de idade. Juntos, eles encontram força um no outro para superar as adversidades, passando por momentos difíceis, em busca da felicidade. Faz parte do catálogo do Prime Video.
MEU PAI (2020)
Anthony Hopkins e Olivia Colman se encontram em um longa sobre a paternidade em idade avançada. No filme, Anthony (Hopkins) é um homem idoso que sofre de demência e dispensa a cuidadora. A filha Anne (Olivia), que está de mudança para Paris, fica preocupada com os cuidados do pai e tenta ajudá-lo. mas ele se recusa e começa a duvidar dos entes queridos, da própria mente e da realidade. Na Netflix.
PAI EM DOBRO (2021)
Trata-se de uma espécie de versão brasileira de Mamma Mia!, com tom leve de comédia e mistério. Ao completar 18 anos, a jovem Vicenza (Maisa Silva), moradora de uma comunidade hippie junto da mãe, decide realizar um grande sonho e sai em uma busca pelo mundo para encontrar e conhecer o verdadeiro pai. No entanto, mais de um candidato parece se adequar ao perfil. É uma produção original da Netflix.
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de agosto de 2024, edição nº 2905