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Vinho e Algo Mais

Por Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti

Os dez motivos que nos levam a comprar um vinho

Uma série de fatores influencia na hora da escolha, desde preços e origem até a narrativa sobre a bebida

Por Marcelo Copello
1 mar 2024, 06h00
rótulos-vinhos
Rótulos de vinhos: motivos que influenciam a compra (Divulgação/Divulgação)
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Uma série de fatores, conscientes e inconscientes, objetivos e subjetivos, influenciam na hora que decidimos comprar um determinado vinho. Enumerei dez destes fatores mais importantes:

1. PREÇO

Talvez o principal fator — quanto estou disposto a gastar naquele momento. Quando muito baixo, o preço põe a bebida na categoria de commodity, ou genérico. Quando alto, o preço pode colocar um rótulo como “objeto de desejo”. Às vezes, não é o valor da etiqueta que vende, mas o desconto.

2. EMBALAGEM

O design do rótulo e da garrafa influenciam enormemente em garrafas mais em conta. Quanto mais você conhece sobre a bebida, menos a aparência influenciará.

3. GOSTO PESSOAL

O gosto pessoal de quem vai beber e também a memória afetiva influem, pois pode-se ter uma história pessoal com um determinado vinho.

4. ORIGEM

Para quem conhece um pouco mais, uma boa origem, um bom produtor, as uvas, o terroir, o método de elaboração, certificações, ajudam na decisão de compra.

5. SOCIAL

O que os outros vão pensar deste vinho — em especial se for presente ou para levar para um evento com amigos. Nesse aspecto, saem vencendo as grandes marcas, mais famosas e aceitas.

6. MARCA

A reputação de uma marca torna a bebida uma compra segura, socialmente aceita ou objeto do desejo.

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7. RECOMENDAÇÃO

Uma opinião de confiança, seja de um especialista ou de um amigo.

8. PRÊMIOS

Medalhas, concursos e outros reconhecimentos positivos podem aumentar a atratividade de um rótulo.

9. MODA

Estilos que podem estar em voga, como aqueles envazados em ânforas. O beaujolais nouveau já foi uma febre.

10. NARRATIVA

“Vinho se vende com história”. Uma história, real ou fictícia, pode ser um diferencial, ajuda a chamar à atenção ou criar conexão com o consumidor.

*MARKETING

Este 11º fator está embutido em vários itens enumerados acima, pois além de promoções e publicidade direta, o marketing está na embalagem, na construção da marca, nos prêmios, na experimentação no ponto de venda etc.

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Os fatores enumerados acima podem se confundir e se misturar, e certamente influenciam de forma e intensidade diferente os diversos perfis de consumidores.

LA PODEROSA SEMILLÓN 2021 Da reputada Bodega Del Fin Del Mundo, na Patagônia, Argentina, elaborado com 100% sémillon, com dois meses de amadurecimento em tanques de aço inox. Cor amarelo palha. Aromas frutados de abacaxi, lichia, pera e pêssego. Paladar leve fresco e macio, com 14% de álcool. R$ 69,90 na Evino.

PUEBLO DEL SOL ROBLE TANNAT 2020 Da vinícola Pueblo del Sol, de Canelones, no Uruguai, amadurece quatro meses em barricas de carvalho francês e americano. Cor rubi escura. Aroma de frutas vermelhas, morango, framboesa, café, tostados. Paladar de médio corpo, taninos levemente presentes, 13,5% de álcool, acidez equilibrada. R$ 58,71 na Wine.

CUVÉE BLANCHE BRUT KALEIDOSCOPE Do produtor Maison Castel, com uvas variadas e várias regiões da França. Chama atenção pela decoração da garrafa que remete a um caleidoscópio. Palha claro, frutado, pera, pêssego, flores brancas. Paladar leve e macio, com uma ponta de doçura, 11% de álcool, fácil de beber. R$ 64,90 na Evino.

EDUARDO BERMEJO VALENCIA TINTO 2020 Da Bodegas Arráez, região de valência, na Espanha, elaborado com 100% tempranillo, com 50% do vinho amadurecido quatro meses em barrica de carvalho americano. Cor rubi entre clara e escura. Aroma de ameixa, amora, cereja, baunilha, defumados. Paladar de médio corpo, macio, com alguma doçura, 13% de álcool. R$ 64,59 na Wine.

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Publicado em VEJA São Paulo de 01 de março de 2024, edição nº 2882

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