Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Listamania

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Um blog com listas, cultura pop e humor Tags: listas, rankings, música, cinema, top

Seis passeios obrigatórios na Avenida Paulista

Os maiores ícones da via, do Masp à Casa das Rosas

Por Andreza Monteiro
8 dez 2016, 18h48 • Atualizado em 25 fev 2017, 20h43
Avenida Paulista
Avenida Paulista (/)
Continua após publicidade
  • avenida-paulista
    A mais paulista das avenidas: 125 anos de história (Foto: Raul Junior)

    A Avenida Paulista, a via mais famosa da cidade, comemora em dezembro 125 anos. Inaugurada no ano de 1891, é o coração da capital. De endereço dos barões do café à sede de grandes bancos e empresas, exibe em sua trajetória status de grande importância.

    + 13 lugares que os famosos escolheram para visitar em São Paulo

    Siga

    Para celebrar o aniversário da querida “Paulista”, como é chamada, VEJA SÃO PAULO selecionou seis programas especiais para quem deseja curtir o cartão postal da cidade:

    1 – Casa das Rosas

    casa-das-rosas-presente-credito-heudes-regis
    (Foto: Heudes Regis)
    Continua após a publicidade

    O casarão construído no ano de 1935 virou um espaço dedicado a manifestações culturais. Mantém preservado todo o glamour que representava a vida das ricas famílias dos barões de café que moravam na avenida, na época. O centro cultural Casa das Rosas recebe exposições, mas, principalmente, mostras de poesias. Fica aberta das 10 às 22 horas, de terça à sábado, e, aos domingos, das 10 às 18 horas.

    2 – Parque Trianon

    parque-trianon-cida-souza-jpg
    (Foto: Cida Souza)

    Com cerca de 48 600 metros quadrados, o Parque Tenente Siqueira Campos (Parque Trianon) é um respiro verde em meio aos “espigões” da Paulista. Trata-se de um pedaço restante da flora original da Mata Atlântica, cheio de cedros-rosa, sapucaias, araribás, guaraiuvas e também espécies exóticas. A Trilha do Fauno, que corta a densa vegetação, tem esse nome devido à escultura de Victor Brecheret e Aretusa de Francisco Leopoldo Silva, que retrata o ser mitológico metade homem, metade cabra.

    Continua após a publicidade

    3 – Caixa Belas Artes

    cinema-belas-artes
    (Foto: Divulgação)

    O clássico cinema paulistano da década de 60, originalmente chamado de Cine Belas Artes, foi construído em 1967 na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. Depois de muitas reviravoltas, teve a fachada tombada pelo patrimônio histórico estadual. Em 2014, após três anos sem funcionar, foi reaberto como Caixa Belas Artes, em parceria da prefeitura com a Caixa Econômica Federal.

    4 – Conjunto Nacional

    conjunto-nacional-foto-daniel-cymbalista
    Continua após a publicidade

    (Foto: Daniel Cymbalista)

    Idealizado pelo arquiteto David Libeskind,  o Conjunto Nacional foi um dos primeiros edifícios modernos multifuncionais da cidade. Inaugurado em 1958, o prédio viu o esplendor ir por água abaixo ao sofrer com um incêndio de grandes proporções em 1978, que destruiu parte da fachada. Na metade da década de 70, após a aquisição do edifício pela imobiliária Savoy, o local foi recuperado. Abriga hoje dezenas de lojas, incluindo a tradicional Livraria Cultura, além de restaurantes e salas de cinema.

    + Dez apresentadores de TV que viraram youtubers

    5 – Reserva Cultural

    funda%c3%a7%c3%a3o-c%c3%a1sper-l%c3%adbero
    Prédio da Fundação Cásper Líbero (Foto: Divulgação)
    Continua após a publicidade

    O complexo cultural que ocupou o lugar do antigo Cine Gazetinha, no térreo do prédio da Fundação Cásper Líbero, possui salas de cinema, opções gastronômicas, livraria e espaço para eventos. Filmes nacionais e estrangeiros cult ocupam as salas de cinema de estilo clássico do Reserva Cultural.

    6 – Masp

    avenida-paulista1
    (Foto: Barbara Aguiar)

    Com cerca de 8 000 obras em seu acervo, o Masp reúne a maior coleção de arte europeia fora do continente e dos Estados Unidos. Quadros dos maiores nomes da pintura mundial, como Van Gogh, Renoir, Monet, e Picasso, encantam os visitantes, além de obras de artistas nacionais, a exemplo de Portinari e Anita Malfatti. Sem dúvidas, o museu mais importante da América Latina não pode ficar de fora da sua lista de passeios.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês