✪✪✪ Se a primeira parte da 4ª temporada de You foi morna e um tanto sem sal, a segunda vem para derrubar todas as más impressões. Na verdade, a série da Netflix estava apenas preparando o terreno para o espectador voltar à mesma resposta de sempre: Joe (Penn Bagdley) é mesmo uma pessoa terrível e não há como fugir disso.
SPOILERS DE ‘YOU’ ABAIXO
A nova leva de episódios apresenta reviravoltas realmente empolgantes em torno do mistério dos assassinatos em Londres. Joe (que se esconde sob o nome de Jonathan Moore) investiga quem está por trás das mortes e acaba se encontrando com o sádico Rhys (Ed Speelers), o responsável pelo rastro de violência. Ao fim da primeira parte da 4ª temporada, Joe se dá conta de que precisa interromper os atos de Rhys a fim de salvar Kate (Charlotte Ritchie).
Mas não é bem assim… nos episódios disponíveis a partir de hoje (9), o grande plot twist é que Rhys é, na verdade, um alter-ego que Joe tenta esconder de si mesmo. O protagonista é a única pessoa que cometeu todos os crimes até aqui porque possui personalidades diferentes. Enquanto seu lado bom tenta impedir os assassinatos, sua real natureza é violenta e praticamente indomável.
Por isso, é muito interessante como You pareceu fugir da realidade e conseguiu confundir o espectador – pelo menos por um curto período. Tudo isso para retornar à verdadeira essência da série: a de que Joe é uma péssima pessoa e precisa ser responsabilizado pelos seus atos.
No entanto, o final aberto para uma nova temporada pode enfraquecer esse cenário, uma vez que o protagonista está de volta aos EUA com Kate e, pasmem: continuou matando mesmo após dar adeus ao seu alter-ego perigoso. A natureza de Joe é monstruosa e jamais será transformada em algo bom. Ao menos isso está bem claro agora.