Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming

São Paulo para o mundo ver: Netflix celebra nova edição do Tudum

Evento global terá como ponto alto um show ao vivo neste sábado (17), com dezenas de estrelas do streaming no Auditório do Ibirapuera

Por Barbara Demerov
Atualizado em 16 jun 2023, 13h41 - Publicado em 16 jun 2023, 06h00
Grande fachada no Pavilhão da Bienal: imersão Netflix
Grande fachada no Pavilhão da Bienal: imersão Netflix (Netflix/Divulgação)
Continua após publicidade

Desde a primeira edição do Tudum, evento criado pela Netflix especialmente para o Brasil, o objetivo é unir fãs e talentos em um só lugar.

Em janeiro de 2020, o Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, ficou mais colorido e dinâmico, tendo recebido painéis sobre diversas produções do streaming e artistas nacionais como Maísa, Larissa Manoela, Bruna Mascarenhas, Christian Malheiros, Jottapê e Giovanna Ewbank, além de Noah Centineo e Lana Condor, da franquia de romance Para Todos os Garotos que Já Amei.

+Fórum Spcine apresenta sessões especiais do circuito, debates e masterclasses

Quando a pandemia se instaurou, o conceito de “lugar” mudou, mas a internet mostrou que a distância física não enfraqueceria a essência do Tudum e, ainda, abriu espaço para que a programação se tornasse oficialmente global, entretendo pessoas para muito além do Brasil (nas apresentações on-line, o número chega a quase 70 milhões de visualizações no total).

De 2020 para cá, foram três edições virtuais que reforçaram o poder da plataforma de se comunicar com o público mesmo diante de limitações físicas. Mas, em 2023, chegou a hora de a região do Ibirapuera voltar a recepcionar fãs de séries, filmes e reality shows.

TUDUM 2023 EM NÚMEROS
3 200 pessoas trabalhando ao todo
8 meses de planejamento
170 horas de montagem
3 hotéis ocupados por talentos, produção, jornalistas e influenciadores (o Hotel Rosewood foi inteiramente fechado)
Mais de 30 vans para o time de organização e público
Mais de 750 jornalistas nacionais e internacionais credenciados

Bruna Mascarenhas, Christian Malheiros e MC Jottapê no Tudum 2020; público ao fundo
Bruna Mascarenhas, Christian Malheiros e MC Jottapê no Tudum 2020 (VANS BUMBEERS - Netflix/Divulgação)
Continua após a publicidade

A partir desta sexta (16) até domingo (18), o Tudum retorna em grande estilo, seja em números, dimensão ou programação. Com a frase “De Volta para Casa” definindo essa quinta edição, a Netflix coloca o fã brasileiro como protagonista — e São Paulo como um palco para o mundo inteiro observar.

Os ingressos para essa experiência de três dias, todos gratuitos, se esgotaram em menos de uma hora nos dois lotes liberados, antes mesmo de algumas atrações serem confirmadas. A expectativa é de que, ao longo do fim de semana, 40 000 pessoas explorem os 3 500 metros do Pavilhão, que conta com doze ativações imersivas (elas vão de Casamento às Cegas: Brasil e Sandman a Emily em Paris e Sintonia) e espaços para fotos, jogos e até karaokê.

“Poder voltar a realizar eventos presenciais é poderoso. E este vai ser o maior Tudum da história da empresa”, afirma Bianca Rosenberg, diretora sênior de marketing da Netflix Brasil. Desde que o evento se tornou global e não apenas centrado no público brasileiro, o foco da Netflix recaiu em entregar experiências que vão além do que se vê na tela.

“Nós conversamos com nossos fãs e ouvimos eles nas redes sociais para entender o que querem”, explica Bianca. E a resposta é praticamente unânime: ver e sentir de perto os universos apresentados em casa.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a Netflix dá passos largos no mercado e traz essa programação que, segundo Bianca, é um complemento do que o streaming entrega em eventos como a CCXP (Comic Con Experience), que acontece anualmente na cidade entre novembro e dezembro.

Cores e atrações de séries e filmes em um dos andares da Bienal
Cores e atrações de séries e filmes em um dos andares da Bienal (Netflix/Divulgação)

E, por falar em grandes convenções, o Tudum de 2023 fará uma apresentação de peso neste sábado (17), com mais de cinquenta talentos no palco do Auditório Ibirapuera. É um número surpreendente. Intitulado Tudum: um Evento Mundial para Fãs, o show será transmitido por mais de duas horas sob o comando de Maisa, de De Volta aos 15, Chase Stokes, de Outer Banks, e Maitreyi Ramakrishnan, de Eu Nunca…, os rostos de séries queridinhas pelo público jovem.

Já do lado de fora, no gramado do Auditório, milhares de espectadores vão assistir a conteúdos exclusivos, trailers, anúncios de elencos, datas de estreias e vídeos de bastidores. “Esperamos receber 15 000 pessoas e teremos a transmissão ao vivo em 23 canais no YouTube da Netflix”, explica Bianca.

Continua após a publicidade

Além disso, há um palco interno no Pavilhão criado especialmente para receber surpresas ao longo dos três dias de programação.

Entre os convidados que estão presencialmente na cidade, destacam-se Gal Gadot, Jamie Dornan e Alia Bhatt (de Agente Stone), Arnold Schwarzenegger (Fubar), Henry Cavill, Anya Chalotra, Freya Allan e Joey Batey (The Witcher), Christian Malheiros, Jottapê e Bruna Mascarenhas (Sintonia), Chris Hemsworth e Sam Hargrave (Resgate 2), India Amarteifio e Corey Mylchreest (Rainha Charlotte: uma História Bridgerton) e Iñaki Godoy, Mackenyu, Emily Rudd, Jacob Romero Gibson e Taz Skylar (One Piece), entre outros.

Chris Hemsworth em 'Resgate 2'
Chris Hemsworth em ‘Resgate 2’ (Jasin Boland/Netflix/Divulgação)

Seguindo à risca a diversidade dos títulos presentes na Netflix, o palco terá, ao todo, talentos que falam 23 idiomas. Para Bianca, isso é reflexo dos diferentes tipos de história que o streaming busca narrar. “Temos grandes blockbusters, hits coreanos e melodramas latino-americanos. Isso nos trouxe fãs de ação, conteúdo coreano, comédias românticas, reality shows, documentários, aventuras, fantasias… E todos eles estarão representados no Tudum”, afirma.

Continua após a publicidade

Além da apresentação no sábado e das ativações nos três andares do Pavilhão, os fãs podem marcar presença na frente de um estúdio de vidro para acompanhar entrevistas com astros e outras gravações e passear pela Tudum Store, loja oficial com cerca de 300 produtos diferentes.

O evento traz uma praça de alimentação interna e outras duas áreas no gramado do Auditório. Também fornece leitura em braile em todas as ativações e leituras de fotos, profissionais para acompanhamento de pessoas com deficiência (PCD) e tradução simultânea em Libras ao longo do show do sábado.

Sobre a escolha de retornar à capital onde o evento começou em menor escala, Bianca diz que São Paulo tem lugar cativo na Netflix. Ela destaca que a programação é uma homenagem aos fãs do Brasil, que, além de fervorosos, são abertos para novas ideias. “Não só é uma honra fazer o evento no Pavilhão da Bienal, na OCA (aqui, usado para backstage das equipes) e no Auditório do Ibirapuera, como também é uma forma de levar essa cidade para o mundo”, completa.

Tudum 2023. Onde: Pavilhão da Bienal (Pavilhão Ciccillo Matarazzo), Parque Ibirapuera, São Paulo. Quando: 16, 17 e 18 de junho de 2023. Horários: 12h às 21h. Ingressos esgotados.

Continua após a publicidade

Show Tudum: um Evento Mundial para Fãs. Onde: Auditório Ibirapuera (plateia externa, ingressos esgotados) e transmissão ao vivo no YouTube da Netflix Brasil (youtube.com/NetflixBrasil). Quando: 17 de junho, sábado. Horário: a partir das 17h30; abertura dos portões às 12h30. Como chegar ao evento: haverá serviço gratuito de vans saindo das estações de metrô Paraíso e AACD – Servidor para o Parque Ibirapuera.

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de junho de 2023, edição nº 2846

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade