Polêmica e viciante, a série The Crown, na Netflix, já chegou à sua 5ª temporada e aborda diversos temas polêmicos dos anos 90, como o divórcio dos três filhos da Rainha Elizabeth II, a ascensão de Diana, questões políticas da época e a baixa popularidade da monarquia.
Provavelmente, este será o penúltimo ano da produção comandada por Peter Morgan – a 6ª temporada já está sendo filmada.
Para além do fantástico elenco (agora composto por Imelda Staunton, Jonathan Banks, Elizabeth Debicki e Dominic West) e das reproduções extremamente fiéis da época, confira abaixo cinco momentos memoráveis da nova temporada.
ESCÂNDALO DO ABSORVENTE. Um dos maiores escândalos do reinado da Rainha, o ‘Tampongate’ aconteceu pouco após Diana e Charles anunciarem sua separação. Três anos antes, em 1989, uma conversa entre Charles e sua então amante, Camilla Parker Bowles, foi gravada. Na picante troca de palavras, Charles chega a dizer que “gostaria de ser um absorvente” para estar sempre com a amada. É claro que, quando a frase estampou os jornais, o polêmico casal se tornou uma grande piada. A série retrata todo o caso e o impacto que a situação trouxe à família real.
O VESTIDO DA VINGANÇA. Diana, que ainda estava casada com Charles e esperava por uma possível reconciliação na época do ‘Tampongate’, fez uma de suas aparições mais memoráveis até hoje. Após a notícia estourar na mídia, ela compareceu a um evento vestida com um pretinho nada básico. Elizabeth Debicki surpreende pelas semelhanças físicas ao interpretar Lady Di.
DISCUSSÃO ENTRE CHARLES E DIANA. É sabido que The Crown adapta, majoritariamente, acontecimentos históricos relacionados ao reinado de Elizabeth II. Vários diálogos que a série apresenta dentro do palácio podem nem ter ocorrido – afinal, é uma série inspirada em fatos, não totalmente baseada neles. Mas há uma cena específica nesta 5ª temporada que é realmente impactante: a discussão entre Charles e Diana na residência da princesa. Eles já estão divorciados e tentam deixar tudo a limpo. As atuações de Elizabeth e West são fenomenais.
DIÁLOGO ENTRE A RAINHA E SUA IRMÃ, MARGARET. Uma das tramas mais marcantes de The Crown é o arco que diz respeito a irmã de Elizabeth II, Margaret. Na vida real, ela teve um caso de amor com Peter Towsend, oficial da monarquia. Mas eles nunca se casaram pois, na época, Margaret não tinha 25 anos e precisava da aprovação da rainha e do parlamento britânico. No 4º capítulo, as irmãs têm uma discussão intensa na qual Margaret abre seu coração sobre como se sentia ao nunca ter se casado com seu grande amor.
ANNUS HORRIBILIS. Ainda no 4º capítulo, há outra sequência impactante. Como diz a expressão em latim, a Rainha Elizabeth II definiu o ano de 1992 como “um ano horrível”. Isso aconteceu justamente no discurso de aniversário de 40 anos de sua coroação. Ainda neste ano, Diana e Charles fariam o anúncio oficial de separação.