4 de maio é um dia muito especial para os fãs de Star Wars. O significado da data vem do inglês: May 4th (May The 4th) remete à icônica frase da franquia de ficção-científica, que diz May the Force be with you (Que a Força esteja com você).
+Star Wars Day: três sugestões de presente que celebram a franquia
Apesar de ter se iniciado em 1977, com o filme Star Wars: Uma Nova Esperança, a franquia sobre os Jedi, os Sith e tantas outras criaturas e personagens se mantém cada vez mais em alta. Isso porque, após a franquia original de George Lucas, mais duas trilogias foram produzidas no cinema. A última, com Daisy Ridley, John Boyega e Oscar Isaac, foi encerrada no filme Star Wars: A Ascensão Skywalker em 2019.
Mas Star Wars não para só nos filmes. Há diversos livros, videogames, quadrinhos e animações para os fãs alimentarem a paixão com novas histórias e personagens – inclusive, várias dessas tramas fazem parte do cânone oficial e são consideradas essenciais para qualquer pessoa se atualizar dentro deste universo.
Além disso, a Disney (que comprou a LucasFilm em 2012) produziu alguns filmes derivados da saga que expandem o arco de Luke Skywalker, Darth Vader e Princesa (e General) Leia. Confira abaixo boas produções para assistir em casa e comemorar o May The 4th:
The Mandalorian
Com duas temporadas completas no Disney+, The Mandalorian é considerada não só uma das melhores séries dos últimos anos como também uma produção que honra todo o legado de Star Wars.Com o protagonismo de Pedro Pascal como o Mandaloriano do título (um caçador de recompensas), a série traz o fofíssimo Baby Yoda como seu fiel escudeiro.
Com episódios divertidos e bem dirigidos, The Mandalorian expande o universo dos Jedi sem apoiar-se apenas na Força. O final da segunda temporada, no entanto, é uma bela homenagem às origens da saga. Vale a pena (re)ver.
O Livro de Boba Fett
Enquanto existe a espera pela terceira temporada de The Mandalorian ainda neste ano, o Disney+ traz como opção no catálogo a série O Livro de Boba Fett, estrelando outra figura marcante da trilogia original: o caçador de recompensas Boba Fett.
A produção traz o ator Temuera Morrison no papel principal e Ming-Na Wen como a mercenária Fennec Shand. A dupla tomou o lugar de Jabba the Hutt para governar o planeta Tatooine, mas imprevistos acontecem após a conquista. Os capítulos exploram o passado de Fett e, por consequência, a vastidão do planeta Tatooine e suas criaturas desérticas. Mas a ação não é o principal atrativo, pois o desenvolvimento do anti-herói é mais prolongado e denso.
Rogue One: Uma História Star Wars
O capítulo derivado se passa entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança. Extremamente elogiado pelo público e pela crítica especializada, Rogue One aborda a perigosa missão de rebeldes que precisam destruir a Estrela da Morte, criada pelo vilão Darth Vader. A sequência final do longa, com o próprio Vader lutando contra alguns personagens, apresenta o antagonista como nunca se viu antes.
Han Solo: Uma História Star Wars
Já Han Solo não foi tão aprovado na época de sua estreia. Afinal, Harrison Ford personificou tão bem a essência do personagem que a ideia de que um novo ator o interpretasse não foi muito bem vista. Alden Ehrenreich vive Solo e traz a simpatia esperada pelos fãs, mas o projeto não vingou em novos capítulos. Na trama, que se passa antes de Solo conhecer sua amada Leia, o piloto e sua namorada Qi’ra buscam trabalho. Eles colocam as mãos em uma substância valiosa, mas perigosa, que acaba levando à perseguição do Império e à separação entre os dois.
Star Wars: The Clone Wars
A querida série animada se passa entre os filmes Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. Lançada com um episódio especial em formato de filme, a animação narra as Guerras Clônicas. Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker ganham o foco da trama. The Clone Wars foi responsável por expandir a mitologia da saga. Além disso, apresentou Ahsoka Tano, famosa personagem que já foi introduzida em The Mandalorian. A série possui 7 temporadas e a última estreou em 2020, no Disney+.
Star Wars Rebels
Ambientada entre os episódios III e IV, a série se passa após os eventos de The Clone Wars. O ponto alto da produção é a apresentação do início da Aliança Rebelde, que conhecemos pela primeira vez com a Princesa Leia. A organização foi criada após a execução da Ordem 66, na qual o Império tomou conta da galáxia e exterminou os Jedi.
Star Wars: A Resistência
Com duas temporadas, a obra já se passa em um período bem diferente: entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. O estilo visual de A Resistência é baseado em animes. O protagonista é Kazuda Xiono, piloto da Nova República que ajuda a Resistência a receber informações sobre a misteriosa e maligna Primeira Ordem.
Em breve: Obi-Wan Kenobi
Com estreia marcada para 27 de maio no Disney+, a aguardada série se passa dez anos após os eventos dramáticos de A Vingança dos Sith, quando Obi-Wan sofreu sua maior derrota: a queda e a traição de seu melhor amigo e aprendiz Jedi, Anakin Skywalker, que passou para o lado sombrio da força se tornando o cruel Lorde Sith Darth Vader.
Ewan McGregor está de volta para interpretar o icônico Jedi do título. Obi-Wan Kenobi também marca a volta de Hayden Christensen como Darth Vader.