Racionais MC’s: 3 motivos para assistir ao documentário da Netflix
Documentário 'Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo' transcende a música e reflete sobre temas sociais
✪✪✪✪ O ótimo documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo para o Mundo, dirigido por Juliana Vicente, está disponível na Netflix. Apresentando um retrato honesto sobre o cenário do rap na cidade, o longa traz depoimentos marcantes de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.
O grupo, formado há trinta anos, repassa toda a sua trajetória desde que saiu da periferia de são Paulo para conquistar fãs em diferentes partes do mundo. Certamente é uma das produções mais marcantes de 2022, que ainda tem o poder de ressaltar o impacto da arte brasileira. Até a estrutura convencional e linear não tira a força da recordação dos principais passos e as conquistas dos racionais.
Confira abaixo três motivos para assistir ao documentário no streaming.
SÃO PAULO COMO PERSONAGEM. Que os Racionais fazem parte da história musical do país, isso já é claro. mas, acima de qualquer coisa, o grupo de rap possui uma essência paulistana que o torna ainda mais relevante. Os depoimentos dos artistas destacam quanto são Paulo contribuiu para que suas realidades refletissem nas letras das músicas. em uma das cenas, eles dizem que a são Bento, no Centro, chegou a ser o foco do hip-hop nos anos 80/90.
REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA E RACISMO. O grupo fala abertamente sobre a repressão que sofreu nos anos 90, período pós-ditadura, em cenas com relatos impactantes de violência. em outro momento, Brown explica que o fato de os Racionais terem acesso a jovens negros e periféricos ajudou a disseminar a música e, por consequência, a causa que sempre representaram.
A HISTÓRIA DO GRUPO EM DETALHES. Todo o cenário dos Racionais — da fundação ao impacto político na sociedade — é constituído com atenção pela diretora. A ligação do grupo com a periferia é tema recorrente na produção e, por esse motivo, reflete na repercussão das composições e apresentações no público ao longo das décadas. Cenas de shows e turnês ressaltam a carga de dedicação de todos os membros — e os humanizam ainda mais.
Publicado em VEJA São Paulo de 30 de novembro de 2022, edição nº 2817
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.