‘O Sequestro do Voo 375’ vence na categoria de Melhor Roteiro no LABRFF
Lusa Silvestre e Mikael Albuquerque, roteiristas do filme, foram premiados no Los Angeles Brazilian Film Festival
Com produção do Estúdio Escarlate e coproduzido pela Star Original Productions, o filme brasileiro O Sequestro do Voo 375 venceu a categoria de Melhor Roteiro do Los Angeles Brazilian Filme Festival (LABRFF).
O filme, que estreia em circuito nacional no dia 7 de dezembro e será exibido neste domingo (29) na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, é dirigido pelo cineasta Marcus Baldini e produzido por Joana Henning.
Os roteiristas premiados foram Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque. O argumento é de Constâncio Vianna, pesquisador e autor de obra documental sobre o fato ocorrido em 1988, no período da redemocratização e pré-constituinte.
O Sequestro do Voo 375 conta a história do motorista de trator maranhense Raimundo Nonato, que, transtornado com as dificuldades financeiras, decide sequestrar um avião da VASP com mais de 100 pessoas a bordo com o objetivo de atingir o Palácio do Planalto e matar o então presidente Sarney.
A obra foca no heroísmo do piloto Fernando Murilo, que perde em voo o seu copiloto Salvador Evangelista, morto à queima roupa, mas consegue salvar 98 passageiros e cinco tripulantes e evitar a tragédia, que poderia ter sido o 11 de setembro brasileiro.
“É uma grande satisfação ver um filme de ação ganhar um prêmio de Melhor Roteiro, porque essa é uma marca de O Sequestro do Voo 375. O equilíbrio entre as cenas de ação e a profundidade dos personagens no contexto histórico e social da época é, com certeza, um acerto para este filme”, diz Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate. “Como produtora, fico muito orgulhosa de ter Lusa Silvestre e Mikael Albuquerque construindo esta história neste grande coletivo que é o cinema nacional.”