✪✪✪✪ Uma das melhores produções do catálogo do Star+ entrou de fininho, praticamente no fim de dezembro: O Paciente. Com episódios que vão direto ao ponto (característica essa que, por muitas vezes, choca), a série é estrelada por Steve Carell e Domhnall Gleeson. E é difícil escolher qual atuação impressiona mais.
+‘Titanic’, de James Cameron, retorna aos cinemas em fevereiro
Na trama, o respeitado terapeuta Alan Strauss (Carell) é feito prisioneiro por um paciente, Sam Fortner (Gleeson). O jovem revela ser um serial killer, mas quer lutar contra esse impulso violento de matar pessoas. Por isso, prende Alan em seu porão sob a justificativa de que só o profissional é capaz de ajudá-lo. Sam é tão calmo e convincente que faz parecer que o plano de encarceramento foi feito com bondade.
Ele compra refeições apetitosas e fala sobre seu dia, e às vezes finge que nada de grave está acontecendo. Com calma e profissionalismo, Alan, que está preso a uma corrente pesada no pé, começa a tratar o assassino como um paciente normal. Essa dinâmica peculiar atrai a atenção, mas os desdobramentos dessa situação silenciosa e agressiva são cada vez mais surpreendentes.
Quando o psicanalista entra no jogo de Sam, é aí que o cenário se intensifica. Alan não baixa a guarda, mesmo com o desespero por recuperar sua vida normal. Cada segundo conta. Vale maratonar os episódios, que são curtos.
Publicado em VEJA São Paulo de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.