‘O Dia que Te Conheci’ é comédia romântica leve e marcante
Novo filme de André Novais Oliveira acompanha encontro de duas pessoas de forma simples, mas poderosa
✪✪✪✪ Um fato mais do que conhecido pela crítica brasileira é esse: André Novais Oliveira sabe fazer cinema. A cada lançamento, o diretor comprova que não é preciso de muitos artifícios para tornar um filme marcante: basta ter uma boa história para contar. É o caso de O Dia que Te Conheci, estrelado por Renato Novaes e Grace Passô.
+‘Maestro’ comprova talento de Bradley Cooper na direção
O simples nunca é simplista nas mãos de Oliveira. E, nesta nova trama, o filme apenas acompanha os dias de Zeca (Novaes), trabalhador que precisa acordar bem cedo para pegar o ônibus e tentar não se atrasar para o trabalho.
Parece pouco para compor uma narrativa completa, mas é nas pequenas nuances da rotina e nos diálogos profundos que o espectador vai se situando e adentrando a vida daquele personagem.
Quando Zeca conhece Luisa (Grace Passô), o filme ganha traços de uma comédia romântica deliciosa. E, aos poucos, aquelas duas personagens vão se conhecendo e trocando confidências sobre diversos temas, incluindo saúde mental.
É raro assistir a um filme relativamente curto (70 minutos) construir uma atmosfera marcada por complexidades da vida real, ao mesmo tempo que com uma leveza tão especial.
Diversas cenas são capazes de arrancar sorrisos e risadas de um jeito natural – mérito esse da dupla extremamente talentosa formada por Grace e Novaes. O romance entre os dois é transformador e repentino, e a última cena comprova tal poder. Como já era o esperado, O Dia que Te Conheci é uma nova pérola dentro da filmografia de Oliveira.
Filme visto na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.