Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming

Aborto é tema de ‘O Acontecimento’, filme essencial para o momento

O longa francês acompanha a vida de uma jovem que ficou grávida em um país onde o procedimento ainda não era legalizado

Por Barbara Demerov
15 jul 2022, 06h00
Anne, personagem principal de 'O Acontecimento'
O Acontecimento: Anne engravida, mas não quer ser mãe (Manuel Moutier/Divulgação)
Continua após publicidade

✪✪✪✪ Do Festival Varilux de Cinema Francês diretamente para o circuito comercial, o filme francês O Acontecimento é um título essencial para ver neste momento em que direitos femininos estão em pauta.

Em cartaz nos cinemas, a história é baseada no livro de mesmo nome (e autobiográfico) da escritora francesa Annie Ernaux. Em 1963, a protagonista, que não por coincidência leva o nome de Anne, fica grávida em um país onde o aborto ainda não era legalizado.

+ Emmy 2022: lista de indicados tem ‘Succession’ e ‘The White Lotus’

Quando faz essa descoberta, ela se vê determinada a continuar seus estudos e a interromper a gestação assim que possível. Em meio a diversos tabus na França, ela decide enfrentar sozinha esse desafio, uma vez que sua família, de classe operária, jamais aprovaria a gravidez e, ao mesmo tempo, recriminaria o aborto.

Audrey Diwan, a diretora, acompanha Anne com a câmera muito próxima de seu rosto. Consequentemente, as reações da jovem são destacadas a todo instante. Em cenas em consultórios médicos, o olhar sempre está na protagonista, que ouve o tom de desaprovação dos profissionais (sobretudo homens) após implorar por um método seguro de interrupção. Seu rosto se torna impassível no decorrer da narrativa, mas Anne nunca desiste.

Continua após a publicidade

+ Documentário sobre explante de silicone estreia neste sábado em São Paulo

Eventualmente, ela precisa contar às poucas amigas da faculdade de letras o que está acontecendo com seu corpo, mas todas as conversas são faladas em voz baixa, com o medo tomando conta do ambiente. em uma época de forte recriminação, apenas dar uma opinião sobre o assunto já tornava a atmosfera pesada.

Além da diretora, a atriz Anamaria Vartolomei, intérprete de Anne, dá um verdadeiro show com sua performance contida e emocionante. Certa do que quer para si e para seu futuro, a personagem não estremece diante dos problemas que encontra. Não são poucos, mas é muito bonito observar o apoio que consegue após se abrir a outras jovens.

Continua após a publicidade

O Acontecimento é um filme simples, que não requer muitos atributos técnicos para ganhar intensidade. No entanto, a temática já é poderosa por si só.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 20 de julho de 2022, edição nº 2798

Publicidade