✪✪✪ Há 43 anos, o ex-Beatle John Lennon foi morto a tiros na fachada do prédio onde morava em Nova York e o chocante assassinato ainda traz questões. É por isso que o AppleTV+ lançou uma minissérie documental que descreve o caso em todos os aspectos.
+Globo de Ouro 2024: as produções mais indicadas
A produção conta com um vasto time de entrevistados, que vai desde a última jornalista que o entrevistou no fatídico 8 de dezembro de 1980, até chegar a um taxista que testemunhou o crime cometido por Mark Chapman. John Lennon: Assassinato Sem Julgamento possui três episódios focados no crime, nas motivações do assassino e na teoria da conspiração que envolve a morte do músico.
No entanto, essa teoria (Lennon seria uma ameaça ao governo dos Estados Unidos por ser um pacifista e por sua postura crítica às guerras) não é tão levada adiante. O que fica é a tristeza em perceber que o crime de Chapman pode não ter sido estruturado para provar um ponto. É provável que foi apenas um ato violento baseado em uma implicância pessoal com Lennon.
Há diversas entrevistas interessantes que comprovam o quão perturbada era a mente do assassino, ao mesmo tempo que outras deixam a pulga atrás da orelha: escolhas da defesa de Chapman e o depoimento de sua esposa na época não esclarecem tudo, dando margem para que a dúvida ainda persista de alguma forma.
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de dezembro de 2023, edição nº 2872