Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming

‘João Sem Deus’ joga luz nos traumas de mulheres ligadas ao médium

Marco Nanini, Bianca Comparato e Karine Teles estrelam série produzida pelo Canal Brasil e disponível no Globoplay +Canais

Por Barbara Demerov
3 nov 2023, 06h00
Marco Nanini, Bianca Comparato e Karine Teles: ótimo elenco (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

✪✪✪✪ Depois de duas séries documentais e dezenas de reportagens, é a vez de uma versão ficcionalizada das denúncias contra João de Deus ganhar as telas.

+Matthew Perry: perdemos um velho amigo

A minissérie João Sem Deus – A Queda de Abadiânia, produzida pelo Canal Brasil e disponível no Globoplay +Canais, centra sua ação na sequência de eventos quando os primeiros relatos de mulheres abusadas pelo médium vieram à tona.

Porém, numa escolha que se destaca, o foco é nas pessoas que trabalhavam na Casa de Dom Inácio de Loyola, pegas de surpresa pelas acusações. Bianca Comparato vive Carmen, fiel seguidora do médium (interpretado por Marco Nanini), que vê suas crenças ruírem conforme toma conhecimento dos abusos cometidos praticamente abaixo de seu nariz.

Seu núcleo familiar é formado ainda pelo marido (Antonio Saboia) e filha (Maria Clara Strambi), ambos também funcionários do local e sacudidos, ainda que de maneiras diferentes, pelas notícias. Já sua irmã Cecília (Karine Teles) é uma das mulheres que denunciam João, e retorna de Portugal ao lado de uma jornalista responsável por cobrir os acontecimentos.

A manipulação da fé e das relações de poder são alguns temas que ganham força na obra, criada por Patrícia Corso e Leonardo Moreira, com direção da cineasta Marina Person.

Continua após a publicidade

Mas o que mais salta aos olhos é a forma delicada com que as personagens femininas são tratadas, com suas dúvidas, angústias e raiva diante daquela situação. As mulheres são retratadas sem sentimentalismo, valorizando os pontos de encontros e empatia entre elas.

Publicado em VEJA São Paulo de 03 de novembro de 2023, edição nº 2866

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade