✪✪✪ How To Be a Carioca, nova série brasileira do Star+, estreia nesta quarta (18) na plataforma de streaming. A temporada possui seis episódios de 40 minutos cada e as tramas, além de individuais, falam muito sobre empatia, amor e leveza.
O ponto de partida vem do olhar de estrangeiros da Alemanha, Argentina, Israel, Angola e Síria com relação ao Rio de Janeiro. Todos os personagens de fora tentar se adaptar à cultura local, enquanto suas histórias pessoais são apresentadas ao público.
A Vejinha conversou com Débora Nascimento e Douglas Silva, que compõem o elenco, e Carlos Saldanha, Joana Mariani e Diogo Dahl, co-criadores da produção.
O trio de realizadores explica que a ideia inicial era fazer um filme, mas tudo se encaixou melhor no formato de seriado. “É um formato que nos ajudou a expandir as histórias com mais atenção”, explica Saldanha.
Ele também destaca o episódio que fala sobre Israel – uma coincidência que acontece em plena guerra: “o episódio de Isreal mostra que estamos distantes, mas somos todos parecidos. É um episódio importante para observarmos outras perspectivas. O timing é muito forte.”
Joana conta que a série foi vendida antes da pandemia e foi desenvolvida ao longo da covid-19. “Isso fez com que a série ganhasse esse tom de leveza”, diz. “Através da leveza, camadas profundas são expostas. É com o riso que podemos refletir sobre uma sociedade que está trabalhando, se cuidando e se curando mesmo com as dificuldades”, aponta Débora Nascimento.
A série é estrelada por Seu Jorge e ainda traz diversos nomes no elenco, como: Débora Nascimento (Soraya), Douglas Silva (Luiz Henrique), Nego Ney (Silvio), Raquel Villar (Renata), Malu Mader (Solange), Heloísa Jorge (Karima), Dan Ferreira (Estácio), Mart’Nalia (Xerxes), Sérgio Loroza (Osvaldo), Nando Cunha (Estevão), e internacionais como Verónica Llinás (Irene), Andrea Frigerio (Graciela), Peter Ketnath (Mathias), Ahmad Kontar (Nabil), Swell Ariel Or (Laila) e Lelis Twevekamba (Agostinho).