‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’: James Gunn encerra período na Marvel com louvor
Lançamento nos cinemas dá razões de sobra para fazer os olhos dos fãs brilharem em meio à saturação do gênero de super-heróis
✪✪✪✪ Não é segredo para ninguém que o gênero de super-heróis está um tanto quanto saturado. Se em 2008 a Marvel iniciava seu grande império nas telonas, em 2023 já existe uma vasta gama de produções (também no streaming) com diversas histórias e personagens diferentes.
+Exposição ‘instagramável’ da Marvel traz figurinos e adereços dos filmes
Antes singulares, títulos dentro dessa categoria aparecem aos montes nos dias atuais. No entanto, ainda é possível se deparar com algumas surpresas pelo caminho. James Gunn, diretor e roteirista da franquia Guardiões da Galáxia, comprovou, desde o primeiro capítulo (lançado em 2014), que é possível ser original e conquistar o público.
Guardiões da Galáxia Vol. 3, o último filme de Gunn para a Marvel antes de passar a comandar o DC Studios, reforça a marca que ele deixou e é uma bela despedida dos heróis mais autênticos do estúdio.
Além de encerrar sem pontas soltas todos os arcos já conhecidos – e apresentar novos para um futuro cheio de possibilidades –, a caprichada produção é um refresco para o público que quer se divertir, mas também se emocionar e encontrar algo profundo.
Desde a primeira cena, Gunn prova que isso é possível. O drama é combinado com o humor de um jeito espontâneo, mas este é, de longe, o filme mais comovente da trilogia. E o mais surpreendente: acima de Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldaña), Drax (Dave Bautista), Groot, Nebulosa (Karen Gillan) e Mantis (Pom Klementieff), o foco do roteiro recai em Rocket (Bradley Cooper).
O passado do guaxinim é abordado com atenção e faz toda a ligação com a trama principal. Com isso, o grupo se une pela última vez mesmo com todas as diferenças. Destaque para a trilha-sonora (escolhida a dedo por Gunn) e para O Alto Revolucionário (Chukwudi Iwuji), Adam Warlock (Will Poulter) e a cachorra Cosmo (voz de Maria Bakalova).
PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA MARVEL STUDIOS
· Série Invasão Secreta; estreia em 21 de junho no Disney+
· Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Parte Um); estreia em junho nos cinemas
· As Marvels; estreia em novembro nos cinemas
· Capitão América: Nova Ordem Mundial; previsto para maio de 2024 nos cinemas
· Thunderbolts; previsto para julho de 2024 nos cinemas
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de maio de 2023, edição nº 2840
‘Malévola’, superprodução da Disney com Angelina Jolie, ganha primeiro trailer; assista

