Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming

Documentário sobre irmãos indianos que salvam animais concorre ao Oscar

'Tudo o que Respira' está disponível na HBO Max e merece o seu play

Por Barbara Demerov
Atualizado em 24 fev 2023, 19h33 - Publicado em 24 fev 2023, 06h00
Homem olha para ave pequena
Documentário Tudo o que Respira concorre ao Oscar 2023 (HBO MAX/Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

✪✪✪ Grande vencedor do prêmio de melhor documentário no último Festival de Cannes e indicado ao Oscar 2023 na mesma categoria, Tudo o que Respira é uma pérola a ser descoberta no catálogo da HBO Max.

+BAFTA 2023: ‘Nada de Novo no Front’ brilha rumo ao Oscar

O cineasta indiano Shaunak Sen acompanha a rotina dos irmãos Mohammad Saud e Nadeem Shehzad, que moram em Nova Delhi e se dedicam a resgatar e recuperar milhafres, aves ameaçadas pela toxicidade do ar na cidade — uma das mais poluídas do planeta.

Entre altas montanhas de lixo, enchentes e casas extremamente precárias, o filme encontra belas imagens e um certo tom de esperança, muito por causa da forma como os personagens retratados respeitam a vida em todas as suas formas. Apesar das adversidades, a dupla resiste até onde pode com o intuito de salvar vidas inocentes.

Há ainda, nas entrelinhas do longa, uma metáfora sobre o cenário de perseguição religiosa que acontece na Índia, onde a população muçulmana sofre com a tensão imposta por parte da maioria hindu. Mohammad e Nadeem também são seres vivendo sob ameaça num ambiente poluído por intolerância e fanatismo, tentando alçar voo com seus sonhos pessoais.

O recado é dado de forma sutil e delicada no documentário — tanto que talvez passe até batido por quem não estiver muito por dentro da situação política da região. Mas mesmo quem não pegar a referência vai se emocionar com a dedicação dos irmãos. Um belo registro de humanidade.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 01º de março de 2023, edição nº 2830

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade