Avatar do usuário logado
OLÁ,

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Documentário explora vida de João Gilberto com depoimentos inéditos

Produzido por VEJA, longa-metragem Bim Bom — Na Batida do João reúne conversas conduzidas pela jornalista Sofia Cerqueira

Por Alessandra Balles
Atualizado em 2 fev 2024, 18h01 - Publicado em 2 fev 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ✪✪✪ Documentário produzido por VEJA, em parceria com a Doc. Films, Bim Bom — Na Batida do João, traz à luz a discreta vida privada de João Gilberto, o gênio da bossa nova. Para isso, utiliza depoimentos colhidos em mais de 20 horas de gravações com duas dezenas de entrevistados, em conversas conduzidas pela jornalista Sofia Cerqueira.

    Nomes de peso como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Dori Caymmi, Jards Macalé e Baby do Brasil ajudam a decifrar a intimidade do artista. Baby ainda relata como João Gilberto inspirou o nome do disco Acabou Chorare, que consagrou os Novos Baianos.

    O documentário tem três episódios curtos, com menos de 20 minutos de duração cada um: O Dono da Bossa, O Gênio da Perfeição e A Voz, disponíveis na íntegra no Youtube de VEJA.

    Dois pontos altos são o depoimento de Luísa Carolina, 19, estudante de cinema e filha caçula do artista, que retrata um pai amoroso, “doce” (em contraponto à imagem pública de temperamental), e a neta Sofia, que canta lindamente trecho de uma canção inédita do avô — e tem sua afinação elogiada por Roberto Menescal.

    As extravagâncias de João Gilberto também estão presentes, como quando trocou um violão por bananinhas ou quando chamou um amigo para jantar, mas mandou entregar a refeição na casa do convidado.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 2 de fevereiro de 2024, edição nº 2878

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade