Dia das Mães: 5 produções que abordam a maternidade de forma realista
De Lady Bird a Laços de Ternura, esses filmes vão te divertir e emocionar nas mesmas medidas

A maternidade sempre foi um tema muito presente no cinema. Às vezes tratado de forma romantizada, o tema já gerou diversas obras reflexivas, indo da comédia ao drama.
+Em Doutor Estranho 2, Sam Raimi prova que Marvel e terror combinam
Porém, as que mais se destacam são aquelas em que a relação de uma mãe com seus filhos – ou sua relação com o próprio mundo – são trabalhadas de forma honesta e pé no chão, mas sem deixar de lado a beleza deste universo tão único.
Para celebrar o Dia das Mães, confira 5 filmes que são ótimos em abordar a maternidade como ela é.
TULLY
Estrelando Charlize Theron, o filme fala sobre a necessidade de uma mãe não estar sozinha no período do puerpério e durante a adaptação após a chegada de um filho. No caso da personagem de Theron, é o seu terceiro. Mas ela vive uma vida muito atarefada, e, certo dia, ganha de presente de seu irmão uma babá para cuidar das crianças durante a noite. As surpresas de Tully vão te deixar reflexivo por dias. Disponível na HBO Max.
LAÇOS DE TERNURA
Um clássico que discute relações familiares num geral, mas com o foco em uma mãe e sua filha. O filme relata a história de três décadas de relacionamento conflituoso as duas. As idas e vindas da vida (incluindo uma doença que é descoberta repentinamente) são emocionantes e Laços de Ternura dá ênfase ao impacto que o amor maternal possui. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video.
COMO NOSSOS PAIS
Rosa é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe e enfrentar dificuldades em seu casamento, ela quer manter seus sonhos vivos, incluindo os profissionais. Sua relação com a mãe, Clarice, é marcada por conflitos, mas ao mesmo tempo abre uma porta para que Rosa repense algumas escolhas. Na Netflix.
PERFEITA É A MÃE
A mãe que nunca pensou em ganhar uma noite de “folga” pode atirar a primeira pedra. Em tom de comédia, este filme diverte e ao mesmo tempo deixa claro que mães também são mulheres e precisam de um tempo para si. Amy, a protagonista, está estressada com as tarefas domésticas e o equilíbrio que tem de fazer com o trabalho. Revoltada, ela decide mudar drasticamente sua rotina, lutando contra os padrões impostos pela Associação de Pais e Professores da escola de seus filhos. Na HBO Max.
LADY BIRD
Indicado ao Oscar e dirigido por Greta Gerwig, o filme acompanha uma jovem que está no último ano do ensino médio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia. Sua mãe rejeita a ideia de forma veemente. Em meio às descobertas da juventude, do amor e da maturidade, a difícil relação entre mãe e filha possui contornos bem reais. Disponível para aluguel no Amazon Prime Video.