O cult é pop: Cinemateca aposta em programação para cinéfilos
Entre programações para o público infantil e pré-estreias, a Cinemateca Brasileira também se destaca com suas mostras diferenciadas
Desde a reabertura da Cinemateca, em maio de 2022, com mostra dedicada a José Mojica Marins, o Zé do Caixão, o público voltou a ter um espaço cativo para prestigiar clássicos e novidades na telona. Com duas salas amplas e programação gratuita, o local recebe cinéfilos e curiosos.
+No Dia do Trabalho, Petra Belas Artes faz promoção com ingressos a R$ 10
Ao longo deste ano, destaca-se a grade plural, para crianças (com sessões quinzenais, aos sábados) e adultos. Há também pré-estreias de títulos nacionais e internacionais. Mas a tendência que está em alta recai nas produções cult, com cineastas como Jean-Luc Godard, Alain Resnais e David Lynch e mostras de cinema soviético.
César Turim, produtor cultural da Cinemateca, conta que a programação de Godard trouxe quase 1 000 espectadores. “Com Lynch, tivemos de trazer os filmes de volta devido à procura.” Turim ainda ressalta que, nos totens para o público deixar sugestões, o tema mais recorrente é “cinema novo brasileiro”.
Atualmente, está em cartaz a Mostra Cinema Alemão: Novas Direções, até 7 de maio. No mesmo mês, longas do movimento British New Wave entrarão em cartaz. Essa diversidade agrada a profissionais da área e entusiastas. Chico Fireman, crítico de cinema, define a Cinemateca como um templo. “No sentido religioso mesmo. É um lugar onde entro em contato com o que mais amo, com mais de um século de história”, diz.
Já para Lucas Kin, de 18 anos, o espaço proporciona muitos aprendizados. Lá, o jovem fez o curso grátis de Introdução ao Cinema Brasileiro e, comprovando o interesse das gerações mais novas, diz priorizar os clássicos, raramente vistos no circuito comercial. “É um espaço que formou a minha cinefilia.”
Cinemateca Brasileira. Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana. Horários do cinema: conforme grade de programação. As sessões de filmes são gratuitas. cinemateca.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 03 de maio de 2023, edição nº 2839
Deslizamento de terra deixa quatro mortos em Itapecerica da Serra





