Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming

CCBB SP recebe a mostra “De Portugal para o Mundo” em julho

Evento acontece de 14 de julho a 9 de agosto e terá filmes como A Portuguesa e Vitalina Varela na programação

Por Barbara Demerov
Atualizado em 8 jul 2021, 11h57 - Publicado em 7 jul 2021, 11h30
Cena do filme A Portuguesa
Filme de época A Portuguesa integra programação  (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB São Paulo) receberá, de 14 de julho a 9 de agosto, a mostra De Portugal para o Mundo. O intuito do evento presencial é o de trazer para a população paulista uma das cinematografias mais interessantes da atualidade, além de promover o encontro cultural entre os dois países.

Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a programação trará uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens. O evento também contará com debates com especialistas e bate-papos com diretores. Tudo com entrada gratuita. A programação completa estará disponível em link nas redes sociais do CCBB em breve. Os ingressos podem ser adquiridos aqui.

LEIA TAMBÉM: Como Portugal soube recuperar seu patrimônio histórico

A mostra será inaugurada com o premiado Vitalina Varela, de Pedro Costa, inédito no circuito comercial. No longa, Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião e agora vai ter de se deparar com uma pátria diferente do idealizado.

A curadoria de De Portugal para o Mundo concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior, como A Portuguesa (2019), de Rita Azevedo Gomes; Tabu (2012), de Miguel Gomes; O estranho caso de Angélica (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros. A mostra irá propor também uma discussão em torno do cinema português, com debates temáticos, unindo pesquisadores brasileiros e portugueses; e bate-papos com diretores. Serão eventos via videoconferência, online, abertos e gratuitos.

Publicidade