‘Carvão’: diretora apresenta “família tradicional” do Brasil contemporâneo
Maeve Jinkings, Romulo Braga e Camila Márdila estrelam filme de Carolina Markowicz; estreia está marcada para 3 de novembro
✪✪✪ Após estrear mundialmente nos Festivais de Toronto e San Sebástian e integrar a seleção da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa Carvão estreia comercialmente em 3 de novembro. Com direção de Carolina Markowicz, a produção tem no elenco Maeve Jinkings, Romulo Braga, Camila Márdila e o argentino César Bordón.
+No ótimo ‘Bardo’, Iñárritu se inpira em Fellini e na própria vida pessoal
Este é o primeiro longa-metragem da diretora, conhecida por curtas como O Órfão. No entanto, pelo que é visto em tela, seu talento já é imenso. O roteiro, que também é de sua autoria, imprime um Brasil da “família tradicional brasileira” que faz de tudo um pouco para benefício próprio.
Em uma pequena cidade do interior, Irene (Maeve) e o marido recebem uma proposta interessante, que pode tirá-los da necessidade extrema. Eles aceitam hospedar um desconhecido estrangeiro em sua casa, mas o preço que pagam é altíssimo e as mudanças na rotina da família — especialmente na do filho do casal, Jean (Jean de Almeida Costa) — são inúmeras.
Afinal, o homem é, na verdade, um criminoso foragido. As críticas da cineasta em aspectos sociais ainda envolvem religião e hipocrisia. O resultado disso é um filme que já seria poderoso por si só, mas alcança níveis ainda mais impactantes devido ao equilibrado elenco.
Em Carvão, o espectador acompanha, do início ao fim, dilemas morais e diálogos que cutucam feridas da sociedade de forma rápida e crua. Maeve Jinkings brilha na pele de Irene, mas todo o elenco está em harmonia.
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 02 de novembro de 2022, edição nº 2813