Devotos do café, atenção: chegou a vez da capital paulista. Criado onze anos atrás, em Londres, o evento dedicado à bebida e voltado para qualquer pessoa que goste de saboreá-la — do nível básico ao nerd — estreia na cidade, depois de se espalhar por outras metrópoles, como Milão, Nova York e Paris.
Repleta de atrações em torno da cafeína, a primeira edição da São Paulo Coffee Festival está marcada para os dias 24, 25 e 26, sexta a domingo, na Bienal de São Paulo, localizada no Parque Ibirapuera. “Nosso objetivo é cativar mais gente a entrar no uni- verso de cafés especiais”, conta o organizador Caio Alonso Fontes, que tentou trazer o evento para cá em 2020, mas foi atropelado pela pandemia.
A categoria chamada de especial diz respeito a grãos isentos de impurezas e defeitos, bem avaliados por especialistas. Mais de cinquenta marcas de café, estabelecimentos, acessórios, torrefações e equipamentos estão confirmadas no evento, realizado com a revista Espresso. Nomes fortes da aquecida cena paulistana também marcam presença. Dona da cafeteria Coffee Lab, premiada oito vezes pelo guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, a barista Isabela Raposeiras faz palestra sobre transformar a paixão pela bebida em negócio na sexta (24), às 17h30.
Boram Um, sócio da também premiada rede Um Coffee Co. e o número 1 do Campeonato Brasileiro de Barista de 2020 — que este ano vai rolar lá dentro —, falará a respeito do cotidiano dessa profissão no mesmo dia, às 18h30. “São Paulo é o maior mercado para café de qualidade no país, e o festival é uma ótima oportunidade para mais empresas se conectarem com consumidores”, acredita Um.
Uma das atividades principais será o palco dedicado à latte art — os desenhos no café feitos com leite vaporizado, que bombam nas redes sociais. Visitantes vão aprender técnicas, assistir a competições e eleger quem faz as figuras mais caprichadas na xícara.
Outras atrações são o espaço sensorial, uma sala com profissionais do mercado que explicarão conceitos de preparo e servirão degustações, e o laboratório, com discussões e oficinas, entre elas um encontro acerca de aromas e sabores com o especialista Ensei Neto.
Ainda fazem parte da programação aulas de culinária, com comidinhas que se mostram bons acompanhamentos para a bebida, com chefs como Vivianne Wakuda, da Vivianne Wakuda Pâtissière.
O evento também traz uma exposição especial. Em parceria com o Museu da Imigração, na Mooca, e o Museu do Café, de Santos, serão exibidos textos, imagens e objetos que contam a história de imigrantes que vieram para o país a fim de plantar o grão em lavouras. O ingresso antecipado para o festival custa 50 reais, vendido pelo site ticketfacil.com.br, ou 100 reais para os três dias.
São Paulo Coffee Festival
Parque Ibirapuera (Fundação Bienal de São Paulo). Avenida Pedro Álvares Cabral, s/no.
Sex. (24), 14h/21h. Sáb. (25) e dom. (26), 10h/18h. R$ 50,00.
Tem acessibilidade.
saopaulocoffeefestival.com.br.
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.