Viva Volpi — Arte para Brincar une arte e tecnologia para crianças
No Farol Santander, exposição interativa explora o universo colorido do modernista Alfredo Volpi e fica até julho

O Farol Santander estreia a exposição Viva Volpi — Arte para Brincar. Inspirada na obra de Alfredo Volpi (1896-1988), conhecido por seu trabalho na segunda geração do modernismo, a mostra une arte e tecnologia para apresentar o universo colorido geométrico do pintor, por meio de um percurso interativo distribuído em oito ambientes temáticos, instalados nos andares 19º e 20º do edifício histórico.
O trajeto começa com uma introdução à trajetória do artista, seguida por espaços que abordam elementos recorrentes em sua produção, como fachadas de casas, bandeirinhas e composições geométricas, no Labirinto de Fachadas.
No ambiente chamado de Mestre Zen e os Barcos, há atividades manuais, como a criação de origamis ou pinturas com pincéis gigantes, para que os visitantes sintam, toquem e criem dentro do universo do pintor ítalobrasileiro. Também fazem parte da experiência jogos digitais e projeções audiovisuais.
A mostra foi organizada pelas curadoras Karina Israel e Ceci Amorim, e segue a linha de atrações anteriores realizadas no mesmo espaço. É o caso das montagens dedicadas a Tarsila do Amaral e Joan Miró. Rec. livre.
Farol Santander
Rua João Brícola, 24 (Edifício Altino Arantes), centro, tel. 3553-5627. Tem acessibilidade. Ter. a dom., 9h/20h. Até 27/7. R$ 22,50 a R$ 45,00 (farolsantander.com.br).
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de abril de 2025, edição nº 2940.