Um lugar escondido em São Paulo que as crianças amam
Vou confessar que não sou a maior fã de insetos e que tenho verdadeiro pavor de baratas. Mas quero muito que meus filhos gostem e se interessem por insetos – e que eles não tenham medo de barata, porque eu preciso de alguém para matá-las, certo? :) Então, para mim, o melhor lugar em São […]

Vou confessar que não sou a maior fã de insetos e que tenho verdadeiro pavor de baratas. Mas quero muito que meus filhos gostem e se interessem por insetos – e que eles não tenham medo de barata, porque eu preciso de alguém para matá-las, certo? 🙂
Então, para mim, o melhor lugar em São Paulo para aproximar as crianças desses bichinhos é o Instituto Biológico, que tem uma exposição permanente chamada Planeta Inseto.
Theo, Liz e todos os amiguinhos deles amam esse lugar, que fica na Vila Mariana e, o melhor, é gratuito! Cercada por um jardim super agradável, a casa abriga baratas, formigas, abelhas, lagartas e besouros – a maioria vivos!
Não espere um local imenso, cheio de tecnologia. Mas não falta criatividade e atenção dos monitores.
+ Mães e pais exaustos, seus filhos realmente ajudam em casa? Ou só enrolam?
A parte que o Theo mais gosta é do formigueiro. É uma ideia simples, mas bem legal até pra adultos: um formigueiro montado dentro de um recipiente transparente, onde dá para ver formigas andando de um lado pro outro, carregando folhinhas recém-cortadas.
+ Teatro infantil: um jeito simples para acertar na escolha e evitar roubadas
Ele também curte muito quando o monitor deixa as crianças pegaram o bicho-pau na mão!
Também é possível entender melhor como o bicho-da-seda faz suas “bolinhas de algodão”. E a atração que mais anima as crianças talvez seja mesmo a corrida de barata. Nessa hora, eu costumo ficar bem longe, tipo ir tomar um ar no jardim.
Mas é uma espécie de mesa com vidro e fechada, o famoso baratódromo, em que cinco delas participam de uma corrida. E, antes da prova, cada criança aposta na barata mais rápida. Sempre ouço muita torcida 🙂
Ah, uma dica: antes de sair de casa, dê uma ligadinha para confirmar o horário. E, para quem vai de carro, vale também checar se o estacionamento (também gratuito) está disponível. Ele fica a uma quadra do museu, na sede do Instituto Biológico.
Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo – SP: (11) 2613-9500
https://www.biologico.sp.gov.br/museu.php