Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Cidade das Crianças

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Os melhores programas para as crianças e a família espalhados por São Paulo. Por Beatriz Imagure (beatriz.imagure@abril.com.br)

Frutas e legumes ganham vida em novo livro de Pedro Bandeira; confira entrevista

O escritor lança 'Tutifruti' neste sábado (24), na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis

Por Júlia Rodrigues
23 jun 2023, 06h00
pedro bandeira tutifruti
O escritor Pedro Bandeira (Moderna/Divulgação)
Continua após publicidade

Frutas e legumes ganham vida no novo livro de Pedro Bandeira, Tutifruti: Venha para a Feira da Alegria (Moderna, 48 págs., R$ 50,05), cujo lançamento acontece neste sábado (24), às 15h, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis. Com fotografias de Ayumi Yamamoto e arte de Mariana Munhoz, o título vem do desejo do escritor de ampliar o repertório voltado à primeira infância, fase que vai do 0 aos 3 anos. Confira a entrevista com o autor abaixo.

tutifruti pedro bandeira
Capa do livro: para a primeira infância (Moderna/Divulgação)

Como foi o processo de criação do livro?

Para o bebê, tudo tem vida, então pensei em fazer isso com frutas e legumes. Tive dificuldade para encontrar artistas para ilustrar, até que achei a Mariana Munhoz, que tem uma delicadeza brilhante. Nos encontrávamos uma vez na semana, íamos ao mercado para comprar as frutas e fotografávamos. Uma vez, ela fez uma couve-flor tão linda, com um olhar tão desolado, que tive que mudar o layout e fazer uma página a mais para essa personagem (risos).

+Ana Maria Machado reconta fábula dos Irmãos Grimm em novo livro

Qual a maior dificuldade de escrever para crianças de até 3 anos?

Você precisa conhecer as crianças e estudar sobre esse período de desenvolvimento. Um homem de 40 anos e outros de 44 são pessoas absolutamente iguais, mas um menino de 4 e outro de 8 são absolutamente diferentes. Se você quer fazer uma criança pequena rir, não adianta fazer piada, pois ela ainda não entende ironia. Muitos falam da linguagem, mas não tem nada disso. O que importa é a compreensão do emocional da criança, de como ela enxerga o mundo. Uma criança de 10, por exemplo, pode ler Harry Potter e, mesmo com todas aquelas palavras “estranhas”, vai entender tudo.

Continua após a publicidade

Trabalha em um novo livro?

Sim. Ele está pronto, mas não entreguei ainda porque estou revisando. É um livro genial em que falo sobre algo que está acontecendo muito atualmente, que é a negação das vacinas.

Pretende levar alguma das suas histórias ao streaming?

Hmmm… Como faço para ficar com a boca fechada, hein? Não posso dizer, falta uma assinatura.

Publicado em VEJA São Paulo de 28 de junho de 2023, edição nº 2847 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade