Aquele brinquedo lindo que não fez sucesso. Aquele que já ficou muito criancinha pro seu pequeno que já cresceu um tantão. Aquele repetido que não rolou de trocar enquanto era tempo. Todos eles têm destino certo neste sábado (31) na feira de troca promovida pelo MAM: fazer outra criança feliz.
O encontro para as trocas acontece das 10h às 12h na marquise, em frente ao mural d’Os Gemêos, e os participantes podem levar quantos brinquedos quiserem. Apesar do pessoal da Aliança pela Infância estar lá para ajudar a mediar as trocas, vale um toque para os pais: permita que seu filho faça trocas de sua escolha, mesmo que do seu ponto de vista ele esteja “em desvantagem” material. Já vi criança ficando muito feliz com um adesivo que trocou por uma bola oficial caríssima. Eles não mensuram o valor do brinquedo por quanto ele custou e sim pelo interesse que têm nele. Uma lição e tanto para nós adultos.
A feira de trocas faz parte das atividades que encerram a Semana Mundial do Brincar, promovida também pela Aliança pela Infância – instituição que trabalha para ressaltar a importância da brincadeira na formação infantil.
Ainda no sábado, às 15h, ocorre a apresentação da peça “As 4 Chaves”, da cia de teatro Vento Forte, que mistura brincadeiras de rua com uma encenação que convida a plateia a participar. Já no domingo haverá oficina de escultura com elementos orgânicos no jardim do entorno do museu e, às 15h, show com a big band infanto-juvenil do Projeto Guri, que faz um belíssimo trabalho sob regência do maestro Gilberto Pinto. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.
Bela emenda nos dois dias é ver em família a mostra em cartaz no museu Vontade Construtiva na Coleção Fadel, que conta com obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti (o valor da entrada é R$ 6 e gratuita aos domingos).