Eu já tinha visto a ideia em um site gringo, mas achei demais quando recebi a indicação dos serviços de alguém que, no Brasil, encontrou um meio de materializar desenhos infantis com grande fidelidade. Quem se dispôs a elaborar bonecos a partir de criações sobre papel foi a designer Graziella Poffo em sociedade com a mãe, Udi Poffo, que é costureira de mão cheia.
A soma das habilidades das duas tem como resultado um trabalho lindo: juntas elas estudam cada desenho recebido e avaliam as possibilidades de adaptação com os materiais que utilizam na confecção, o plush e a pelúcia. Enquanto Udi costura e borda, Graziella cuida da comunicação e de tudo que “embala” este produto – desde o pacote propriamente dito – uma nuvem com o nome da criança bordado – até as fotos dos resultados e a identidade gráfica e o site da empresa.
Graziella, que trabalhou durante 15 anos em agências de publicidade e atualmente mantém um estúdio de design com foco em branding, quis criar o serviço depois de passar um período no exterior. “Ainda na infância, minhas primeiras referências artísticas vieram da minha mãe, que fez muitas fantasias e brinquedos para mim e meus irmãos. Queremos fazer um resgate deste passado, de uma época em que as mães costuravam os bonecos para os filhos”, me explicou ela.
As primeiras “cobaias” foram as afilhadas Lara e Anita, que emprestaram seus desenhos para a madrinha tentar adaptar. As fotos dos bonecos mostram como Udi e Graziella conseguem manter todas as lindas imperfeições e traços originais de um desenho infantil, que torna os Bololofos presentes únicos e emocionantes para qualquer criança.
Os pedidos podem ser feitos através do site. Os Bololofos custam de R$ 100 a R$ 200, dependendo do tamanho e da complexidade da execução (eles medem de 30 a 40cm). Quando prontos, é enviada uma foto para o cliente para aprovação antes do envio.
* * *
Quer mais dicas para crianças? Clique aqui